Após pressão de Rodrigo Cunha, governo de Alagoas publica decreto para criar delegacia anticorrupção
Alagoas era um dos quatro estados que ainda não têm uma unidade própria para investigar crimes contra a administração pública
Após vários dias de intensa cobrança do senador Rodrigo Cunha pela criação da delegacia de combate à corrupção em Alagoas, o governo do estado editou nesta terça-feira (11) o decreto que institui a unidade.
Rodrigo Cunha veio a público alertar que Alagoas era um dos quatro estados que ainda não têm uma unidade própria para investigar crimes contra a administração pública. E que sem isso, o estado deixará de receber mais de R$ 1,6 milhão do governo federal.
Os recursos fazem parte do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), mas parte dele só é enviado às unidades da federação que, por meio de uma delegacia anticorrupção, se comprometem em ter pessoal treinado e investigadores especializados nessa modalidade de crime.
Ainda no ano passado, Rodrigo Cunha já encaminhou, juntamente com a deputada Tereza Nelma, R$ 600 mil, via emendas parlamentares, para a construção da delegacia. Mas o projeto não saiu do papel porque depende da ação do governo do estado.
Ontem mesmo Rodrigo e Tereza tiveram uma reunião com a promotora do Ministério Público de Alagoas Karla Padilha, para tratar sobre o assunto. O Ministério Público do estado abriu um procedimento administrativo para esclarecer os motivos da demora na criação da delegacia.
O decreto é um passo importante para que Alagoas ganhe essa estrutura. O senador Rodrigo pondera, no entanto, que é preciso continuar acompanhando para que a população conte de fato com a execução desse compromisso.
“Desde o ano passado venho cobrando a criação de uma delegacia anticorrupção no nosso estado. Alagoas não pode abrir mão nem dos recursos federais que virão para isso nem de ser combativa contra esse tipo de crime. Vamos seguir acompanhando”, afirmou.
Veja também
Últimas notícias
Governador Paulo Dantas homenageia servidores públicos e anuncia maior concurso da história de Alagoas
Prefeitura de Penedo lança edital para produção de espetáculos de teatro
Corpo de menino de 6 anos é encontrado em mala deixada em cemitério de Belém
Câmara dos Deputados aprova licença menstrual de até dois dias
Caso Crislayne: corpo encontrado na Cachoeira do Meirim segue sem identificação
Saiba tudo sobre a Roda Maceió que abre ao público nesta quinta-feira (30)
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
