Após pressão de Rodrigo Cunha, governo de Alagoas publica decreto para criar delegacia anticorrupção
Alagoas era um dos quatro estados que ainda não têm uma unidade própria para investigar crimes contra a administração pública
Após vários dias de intensa cobrança do senador Rodrigo Cunha pela criação da delegacia de combate à corrupção em Alagoas, o governo do estado editou nesta terça-feira (11) o decreto que institui a unidade.
Rodrigo Cunha veio a público alertar que Alagoas era um dos quatro estados que ainda não têm uma unidade própria para investigar crimes contra a administração pública. E que sem isso, o estado deixará de receber mais de R$ 1,6 milhão do governo federal.
Os recursos fazem parte do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), mas parte dele só é enviado às unidades da federação que, por meio de uma delegacia anticorrupção, se comprometem em ter pessoal treinado e investigadores especializados nessa modalidade de crime.
Ainda no ano passado, Rodrigo Cunha já encaminhou, juntamente com a deputada Tereza Nelma, R$ 600 mil, via emendas parlamentares, para a construção da delegacia. Mas o projeto não saiu do papel porque depende da ação do governo do estado.
Ontem mesmo Rodrigo e Tereza tiveram uma reunião com a promotora do Ministério Público de Alagoas Karla Padilha, para tratar sobre o assunto. O Ministério Público do estado abriu um procedimento administrativo para esclarecer os motivos da demora na criação da delegacia.
O decreto é um passo importante para que Alagoas ganhe essa estrutura. O senador Rodrigo pondera, no entanto, que é preciso continuar acompanhando para que a população conte de fato com a execução desse compromisso.
“Desde o ano passado venho cobrando a criação de uma delegacia anticorrupção no nosso estado. Alagoas não pode abrir mão nem dos recursos federais que virão para isso nem de ser combativa contra esse tipo de crime. Vamos seguir acompanhando”, afirmou.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
