Cidades

[Vídeo] Falta de pavimentação e esgoto a céu aberto causam transtornos no Planalto e Massaranduba

De acordo com reclamação de moradores, buraqueira deixa ruas intransitáveis na chuva

Por 7Segundos 28/08/2020 12h12 - Atualizado em 28/08/2020 12h12
[Vídeo] Falta de pavimentação e esgoto a céu aberto causam transtornos no Planalto e Massaranduba
Na rua Amélia Nunes, moradores convivem com buracos, lama e a fedentina do esgoto a céu aberto - Foto: cortesia

A quantidade de denúncias de moradores sobre as péssimas condições das ruas de Arapiraca que chega ao 7Segundos aumenta todos os dias. A maioria delas vem da periferia da cidade, principalmente de áreas que não tem pavimentação - parte delas contempladas por obras que não foram realizadas, e outra parte que foi “abandonada”, como denunciam os próprios moradores.

Mas mesmo em ruas com calçamento de paralelepípedo ou de asfalto, a falta de manutenção das vias se tornaram um problema comum em Arapiraca. Um morador do bairro Planalto, por exemplo, encaminhou vídeo (assista ao final da matéria) mostrando as condições da rua Amélia Nunes Correia, onde ele mora.

Apesar de calçada, o esgoto corre a céu aberto e devido a falta de manutenção, surgiram buracos que deixam a rua praticamente intransitável durante as chuvas. O trecho mais grave, de acordo com ele, fica bem em frente ao residencial Colibri, causando transtorno para as dezenas de famílias que residem no local, que precisam também lidar com a fedentina do esgoto.

Quem mora na região, ao se dirigir para o centro de Arapiraca, ainda precisa enfrentar a avenida Pio XII, que apesar de ser asfaltada, também está em péssimas condições.
De acordo com os moradores, a pavimentação foi quebrada pela Casal, que fez substituição da tubulação. Após a obra, a Companhia não refez o asfalto e, com as chuvas, um lado da avenida, que tem trânsito em mão dupla, cheia de buracos, atrapalhando o tráfego de veículos que é intenso em algumas horas do dia, e elevando o risco de acidentes até mesmo para pedestres.

Em contato com a reportagem, a assessoria de comunicação encaminhou a seguinte nota, reproduzida na íntegra:

"A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que está investindo R$ 12 milhões em uma obra de instalação de Distritos de Medição e Controle (DMC's) e Válvulas Reguladoras de Pressão (VRP's), além de algumas adutoras, em Arapiraca. O objetivo é equalizar a pressão na rede e melhorar o abastecimento de água na cidade, reduzir vazamentos, diminuir perdas e custos com produtos químicos e energia elétrica. Uma dessas adutoras foi instalada na Avenida Pio XII e, durante o trabalho de recomposição do pavimento, a obra precisou ser paralisada devido à pandemia do novo coronavírus. Somente cerca de 100 metros da rua, no trecho que sofreu intervenção da empresa prestadora de serviços à Casal, ficaram necessitando da reposição do pavimento. Agora, com o retorno das atividades, a Companhia e a construtora planejam a retomada da obra. A Casal ressalta, porém, que outros trechos da Avenida Pio XII sofreram intervenções e esses, portanto, não competem a ela para fazer os reparos. A Casal também ressalta que não implantou rede de esgoto na localidade. A empresa lembra ainda que, para qualquer demanda, os moradores podem ligar para o Call Center, cujo número é o 0800 082 0195, ou enviar mensagem de texto para o Whatsapp 98139-9892."