Sem convenção coletiva, comerciantes devem firmar acordo para abrir domingos e feriados em Arapiraca
O presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta, esclarece a questão

Com a pandemia da Covid-19 e após 120 de portas fechadas, é natural que os empresários arapiraquenses queiram abrir seus estabelecimentos aos domingos e feriados. Porém, o comércio de Arapiraca, cidade localizada na região Metropolitana do Agreste de Alagoas, está sem convenção coletiva, e não existem acordos firmados com os sindicatos laborais, dessa forma, cabe a cada empresa negociar com seus funcionários.
De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca, Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta, “é compreensível que alguma empresa queira abrir em razão das perdas que tiveram ao longos dos 120 dias de fechamento do comércio. Sabemos que a maioria não vai abrir, apesar das inúmeras reuniões que tivemos com o sindicato laboral, tentando negociar desde o piso da categoria até a abertura do comércio aos domingo e feriados, não foi possível chegar num acordo, estamos sem convenção coletiva, e por essa razão não temos nenhuma definição de como abrir, e nem as regras de como devemos proceder para abrir o comércio aos domingos e feriados”.
Wilton Malta orienta que “cabe a empresa interessada cumprir com a legislação que trata sobre o funcionamento do comércio nesses dias”.
Dessa forma a empresa interessada em abrir em um ferido, “deve firmar acordo individual, ou coletivo, por escrito, com quem vai trabalhar, e nesse acordo definir como vai compensar por esses dia, seja pagar em espécie pelo dia trabalho, seja dar um folga antecipada ou compensar em outro dia, ou pagar em dobro esse dia trabalhado. A legislação é muito clara em relação a esse funcionamento”, finaliza o presidente.
Veja também
Últimas notícias

Líder do PT aciona PGR contra Michelle Bolsonaro

“Conseguimos alguns pré-consensos”, diz presidente da COP30

Alfredo Gaspar pede prisão preventiva de presidente do SINDNAPI, entidade ligada a irmão de Lula

Caio Bebeto condena uso de símbolo religioso em atividade escolar e chama atenção para “intolerância”

Câmeras mostram momento em que policiais salvam bebê de engasgo, em Arapiraca

Cibele Moura repudia ato de intolerância religiosa no Ifal de Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
