"Saúde do Comércio" disponibilizará consultas via telemedicina a comerciários
Ação gratuita acontecerá no próximo dia 3 de setembro e resulta de uma parceria entre a Fecomércio, a Secretaria Municipal de Saúde, a Aliança Comercial e a startup Privio
Em tempos de pandemia, cuidados básicos com a saúde acabaram ficando em segundo plano face à preocupação com o Covid-19 (coronavírus). Consultas de rotina foram adiadas e muitas pessoas tiveram receio de procurar atendimento médico para questões aparentemente simples, mas que não devem ser ignoradas. Pensando nisso, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) firmou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), a Aliança Comercial e a startup Privio e, juntas, promoverão no próximo dia 3 de setembro a ação social "Saúde do Comércio".
Focada nos comerciários, a ação irá oportunizar a estes profissionais do Comércio o acesso gratuito a consulta via telemedicina. Serão 10 médicos cedidos pelo município para a atendimento exclusivo de 80 comerciários previamente cadastrados para a realização das consultas e, havendo necessidade, encaminhamento de exames dentro do sistema de saúde pública.
Coordenadora da ação, a assessora técnica e tributária da Fecomércio, Andressa Targino, explica que a iniciativa dá a oportunidade do comerciário cuidar de sua saúde sem precisar se ausentar do trabalho. “A única coisa que precisa é negociar com o chefe um breve intervalo de meia hora, ter à disposição um celular com internet, câmera frontal e um fone de ouvido, bem como um ambiente reservado e silencioso para que a consulta médica por telemedicina seja a mais proveitosa possível”, diz.
E mesmo quem não tem muita intimidade com tecnologia pode ficar tranquilo: o aplicativo é intuitivo e de fácil utilização. “O Privio foi pensado para facilitar a relação entre médicos e pacientes e isso é visível desde o momento em que eles baixam o aplicativo, já que para acessá-lo, basta colocar o número de telefone e começar a usar”, comenta Davi Zanotto, fundador da startup. Ele complementa: “O paciente será avisado 20 minutos antes da teleconsulta pelo próprio aplicativo, assim poderá se preparar para conversar com os médicos. E então basta apertar um botão e estará em um ambiente seguro para realizar a consulta”.
Para o presidente da Federação, Gilton Lima, a iniciativa também irá auxiliar as pequenas empresas que não têm como oferecer plano de saúde a seus funcionários. “Precisamos ter um olhar atento e levar esse atendimento aos comerciários que não tenham acesso a uma assistência de saúde. É uma forma de retribuir a dedicação destes profissionais tão importantes para que o Comércio tenha força na economia”, afirma.
Os interessados devem preencher a ficha de cadastro disponível no link (https://bit.ly/32zUc6M) e baixar o aplicativo Privio tanto para o sistema IOS (https://privio.com.br/ios)&nbs... Android ( https://privio.com.br/android). Feito isso, a organização do evento entrará em contato para informar o horário da consulta. As vagas são limitadas e serão preenchidas seguindo a ordem de recebimento dos cadastros.
Câmaras setoriais
O projeto foi idealizado pela recém-criada Câmara Empresarial de Inovação e Tecnologia, que conta com a participação dos professores do Departamento de Computação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Dheiver Santos e Alan Pedro. A proposta visa pensar soluções tecnológicas em benefício das demandas empresariais.
Ao criar as Câmaras Empresariais Setorizadas, o objetivo da Fecomércio é demonstrar que a entidade não atua apenas na defesa e representação dos interesses dos empresários de Bens, Serviços e Turismo das categorias organizadas e associadas aos sindicatos filiados, mas também das categorias econômicas inorganizadas. “A ideia é criar um ambiente colaborativo no qual os representantes do setor produtivo possam trazer seus pleitos, seus anseios e suas maiores dificuldades enquanto empreendedores, para que a Federação, contando com a sua estrutura administrativa, financeira, política e organizacional, possa empreender esforços no encontro de soluções”, diz Targino, coordenadora da Câmaras. Ela ressalta que a intenção não é competir com nenhuma das iniciativas de outras entidades que já existam no mesmo sentido. “Pelo contrário: para potencializar e aumentar a eficiência nos projetos encampados pelas câmaras, nossa intenção é unir esforços com todas as entidades que tenham interesse na pauta trazida pelo setor”, complementa.
O projeto será desenvolvido em fases, sendo pensado inicialmente a criação de dez segmentos. A Câmara Empresarial da Inovação e Tecnologia e a Câmara Empresarial do Afroempreendedor foram as primeiras a se concretizarem, mas a entidade já trabalha na criação de outras três: as câmaras do Jovem Empreendedor, da Mulher Empreendedora e a que terá foco nas relações internacionais entre Alagoas e Argentina.
Veja também
Últimas notícias
Família denuncia babá por agressões a criança autista de 5 anos em Arapiraca
Fim de semana será de tempo firme e ensolarado na maior parte do estado
Leonardo Dias destaca ações para fortalecer o turismo alagoano durante posse de novos presidentes do trade turístico
Com mais de 1,7 mil atendimentos, Programa AVC Dá Sinais consolida rede de assistência em Alagoas
Diretor do Banco Central diz à PF que Master tinha só R$ 4 milhões em caixa
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-companheira em canavial, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
