Fiocruz começará a produzir matéria-prima nacional em agosto
Em coletiva da imprensa realizada nesta sexta-feira, 9, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a partir de agosto a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estará apta a produzir o chamado Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), a matéria-prima, da vacina de Oxford. O início da produção nacional libera o país de problemas com importação de ingredientes, grande percalço na atual etapa de imunização.
Com essa autonomia, as doses 100% produzidas no Brasil passarão a ser distribuídas aos estados em setembro, por conta do tempo necessário para liberação específica junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A previsão inicial é que, nesta modalidade, 110 milhões de doses do antígeno sejam liberadas até dezembro. Outras 100,4 milhões de aplicações têm previsão de entrega até julho. Deste montante, por volta de 18 milhões serão liberadas em abril e 20 milhões em maio. "Estamos com bastante compromisso e firmeza", afirmou a presidente da fundação, Nísia Trindade.
Na próxima semana deverá ocorrer a entrega de 5 milhões de doses e depois 4 milhões de doses a cada conjunto de sete dias. As entregas, a partir de agora, ocorrerão sempre às quartas e sextas-feiras, conforme apurou a reportagem de VEJA. A Fiocruz, atualmente, envasa por volta de 800.000 doses por dia. A matéria-prima até o mês de maio, anunciou anteriormente a instituição, está garantida.
Veja também
Últimas notícias
Poste pega fogo e fiação cai sobre caminhão-pipa em rua de Arapiraca
Operação do Bope no Vergel termina com apreensão de arma e morte de suspeito
Capotamento deixa uma pessoa ferida em Penedo
Canal do Sertão recebe R$ 14,4 milhões para avançar em novas etapas
Homem fica ferido em colisão entre carro e caminhão na AL-105, em Matriz de Camaragibe
“O Brasil é o melhor país para quem anda errado”, diz Cabo Bebeto sobre ação do MST
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
