Rodrigo Cunha assina requerimento para votação do piso salarial dos profissionais da enfermagem
O projeto de Lei (PL) 2564/2020 tem quase 60 assinaturas de apoio dos senadores
O Requerimento de Urgência 1527/2021, para que seja pautado o Projeto de Lei (PL) 2564/2020, que institui o piso nacional de enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras, tem quase 60 assinaturas de apoio dos senadores para votação imediata. Ao todo, são 81 parlamentares no Senado Federal. A previsão é de que a leitura do requerimento seja feita na sessão desta terça-feira (18), com realização da votação até duas sessões subsequentes.
De Alagoas, o senador Rodrigo Cunha (PSDB) assinou o Requerimento tão logo de sua proposição na Casa. “Esta categoria profissional já esperou muito. O Piso Nacional é fundamental, corrige distorções salariais históricas e precisa ser aprovado com urgência. Não há porque aguardar mais. O plenário precisa não só votar, como aprovar esta proposta, que sempre teve meu total apoio”, disse Rodrigo Cunha.
O projeto, apresentado pelo senador Fabiano Contarato, da Rede, do Espírito Santo, fixa o piso em R$ 7.315 para enfermeiros. As demais categorias terão o piso proporcional a esse valor: 70% para os técnicos de enfermagem e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras. No entanto, a matéria enfrenta resistência como restrições orçamentárias e depende ainda de articulação junto ao Ministério da Economia, assim como diálogo e apoio das prefeituras.
A categoria dos enfermeiros, parteiras, técnicos e auxiliares de enfermagem é a mais numerosa da área da saúde: são 2,3 milhões de profissionais em todo o Brasil, mais de um por cento da população do país. A luta dos trabalhadores e entidades trabalhistas do setor é pela aprovação imediata da matéria no plenário do Senado.
Veja também
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
