Polícia apura ofensas a judeus em panfletos jogados em ruas no Rio
Delegado diz que investigação trabalha para identificar os autores desse ataque e ainda quem imprimiu as mensagens

A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga suposto crime de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional em panfletos com ofensas jogados em ruas de condomínios em bairro da Zona Oeste da cidade. Moradores ficaram assustados com papéis com a mensagem: “Judeus acumuladores compulsivos de ouro diamante e dólares”.
Os recortes estavam no chão do Mundo Novo e Parque das Américas, durante o fim de semana, e surpreenderam a vizinhança. O delegado Leandro Gontijo de Siqueira Alves, titular da 16ª DP (Barra da Tijuca), disse ao Globo que a polícia realizou diligências locais e apreendeu alguns dos bilhetes.
A polícia segue a investigação, em busca de imagens de câmeras de segurança da região. O delegado disse que o objetivo é identificar os autores desse ataque e ainda quem imprimiu as mensagens.
O presidente da Federação Israelita do Estado do Rio (Fierj), Alberto David Klein, afirmou ao jornal que os papéis com ofensas simbolizam um ataque de ódio a grupos minoritários.
“É inacreditável que hoje discutimos mais esse assunto do que há dez anos. A polarização tem levado ao extremismo, ao racismo, ao antissemitismo. E o que nos preocupa não é a mensagem tão somente nos bilhetes, mas a consequência dessas causas, porque pode ser que as pessoas que organizaram isso têm seguidores e queiram dar prosseguimento a essas ações”, afirmou ele ao Globo.
De acordo com Klein, é preciso voltar ao equilíbrio, à normalidade e ao diálogo, para que sociedade a diversidade.
Também presidente da Associação Cultural Memorial do Holocausto, localizado no Mirante do Pasmado, em Botafogo, Klein ressaltou a importância do exercício do respeito à defesa dos direitos humanos, à tolerância e ao humanismo.
“É preciso que ensinemos nas escolas esses valores para que mensagens como as que estamos discutindo agora não voltem a ser disseminadas”, afirmou ele.
Veja também
Últimas notícias

Árvore tomba e interdita acesso ao Condomínio Aldebaran em Maceió

Trabalhador é encontrado morto sob lona de camarotes do São João do Jaraguá
![[Vídeo] Cadelinha e filhotes são abandonados em estrada de Arapiraca; moradores pedem resgate](https://img.7segundos.com.br/QqQtzUrOiyfEgIbeUTNmesH4vM0=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/foto-64.png)
[Vídeo] Cadelinha e filhotes são abandonados em estrada de Arapiraca; moradores pedem resgate

Derrotado em 2024, ex-vice-prefeito de Quebrangulo ganha cargo na Assembleia Legislativa

Renan Filho na Casa Civil de Lula é interesse de Arthur Lira; entenda cenário

MP pede que prefeito de União dos Palmares retire postagens com autopromoção nas redes sociais
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
