Polícia apura ofensas a judeus em panfletos jogados em ruas no Rio
Delegado diz que investigação trabalha para identificar os autores desse ataque e ainda quem imprimiu as mensagens
A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga suposto crime de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional em panfletos com ofensas jogados em ruas de condomínios em bairro da Zona Oeste da cidade. Moradores ficaram assustados com papéis com a mensagem: “Judeus acumuladores compulsivos de ouro diamante e dólares”.
Os recortes estavam no chão do Mundo Novo e Parque das Américas, durante o fim de semana, e surpreenderam a vizinhança. O delegado Leandro Gontijo de Siqueira Alves, titular da 16ª DP (Barra da Tijuca), disse ao Globo que a polícia realizou diligências locais e apreendeu alguns dos bilhetes.
A polícia segue a investigação, em busca de imagens de câmeras de segurança da região. O delegado disse que o objetivo é identificar os autores desse ataque e ainda quem imprimiu as mensagens.
O presidente da Federação Israelita do Estado do Rio (Fierj), Alberto David Klein, afirmou ao jornal que os papéis com ofensas simbolizam um ataque de ódio a grupos minoritários.
“É inacreditável que hoje discutimos mais esse assunto do que há dez anos. A polarização tem levado ao extremismo, ao racismo, ao antissemitismo. E o que nos preocupa não é a mensagem tão somente nos bilhetes, mas a consequência dessas causas, porque pode ser que as pessoas que organizaram isso têm seguidores e queiram dar prosseguimento a essas ações”, afirmou ele ao Globo.
De acordo com Klein, é preciso voltar ao equilíbrio, à normalidade e ao diálogo, para que sociedade a diversidade.
Também presidente da Associação Cultural Memorial do Holocausto, localizado no Mirante do Pasmado, em Botafogo, Klein ressaltou a importância do exercício do respeito à defesa dos direitos humanos, à tolerância e ao humanismo.
“É preciso que ensinemos nas escolas esses valores para que mensagens como as que estamos discutindo agora não voltem a ser disseminadas”, afirmou ele.
Veja também
Últimas notícias
Exportação de barbatana do tubarão-azul é proibida no Brasil
Governo zera tarifa de importação de 191 bens de capital e informática
STF derruba decisão de Mendonça que prorrogou da CPMI do INSS
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
