Brasil

Saúde do RJ diz que capital é epicentro da variante delta e pede mais leitos

Despacho enviado à Subsecretaria de Atenção à Saúde pede urgência, considerando que há grande circulação da população da Baixada na capital

Por G1 Rio 13/08/2021 11h11 - Atualizado em 13/08/2021 11h11
Saúde do RJ diz que capital é epicentro da variante delta e pede mais leitos
Documento diz que Rio é epicentro da variante delta - Foto: Arte/G1

Um documento interno da Secretaria Estadual de Saúde do RJ (SES) afirma que a cidade do Rio é o “epicentro da variante delta no país” e que a direção da pasta deve avaliar “com urgência” a possibilidade de aumentar o número de leitos de Covid na rede.

Um levantamento por amostragem divulgado no último dia 4 pela própria SES apontava que 45% dos pacientes cariocas contaminados estavam com a cepa delta do coronavírus.

Esta semana, o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, afirmou acreditar que na próxima pesquisa de sequenciamento genético, a delta já apareça como cepa predominante. Não foi dito quando esse estudo será apresentado.

No vídeo, Mirian Dal Bem, infectologista do Hospital Sírio Libanês, fala sobre a importância da vacinação para conter o avanço da variante delta. 

Além do RJ, ao menos outros quatro estados já têm circulação comunitária da variante delta, segundo as secretarias estaduais de saúde: Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Entre as capitais, há confirmação de transmissão comunitária em Brasília, Curitiba, Rio e São Paulo, segundo as secretarias municipais de saúde.

A variante delta, originária na Índia, é mais contagiosa. Ainda não se sabe, entretanto, se a cepa é mais agressiva contra o organismo.

O Centro de Controle de Doenças dos EUA afirmou que variante delta é tão transmissível quanto a catapora. Veja reportagem do Jornal Nacional sobre o assunto:

Mais vagas na Baixada

O G1 teve acesso com exclusividade a um despacho assinado pela superintendente de Regulação, Kitty Crawford, endereçado à Subsecretaria de Atenção à Saúde na última quinta (11).

O documento aponta o Hospital Estadual Ricardo Cruz, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, como destino dessas novas vagas. A unidade é exclusiva para atendimento de pacientes com Covid-19.

O pedido leva em consideração a grande circulação da população da Baixada na capital e afirma que a delta causou aumento de solicitações para internação por Covid.

"Solicito avaliar com urgência a possibilidade de aumento no número de leitos, em especial leito de CTI, em operação no Hospital Estadual Ricardo Cruz", diz o documento.

Kitty não detalha, no despacho, por que o RJ é o epicentro da variante delta no país.

Alerta da Fiocruz

O Boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que o Rio é um dos três estados com sinal de crescimento de mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) podem voltar a crescer no país. Houve interrupção na tendência de queda.

A análise mostra que a cidade do Rio é a capital com situação mais preocupante em relação à ocupação de leitos de UTI, "mantendo taxas muito críticas há semanas". Hoje, a taxa está em 94%.

O G1 pediu um posicionamento à Secretaria Estadual de Saúde, mas ainda não obteve resposta.