Folia de Rua transforma Arapiraca em festa ao longo dos anos com frevo e animação
O Folia de Rua nasce guiado pela paixão pelo Carnaval
No quesito animação de blocos de rua, Arapiraca sempre tirou nota 10. Na década de 60 e 70, que os blocos desfilavam pelo Centro da Cidade; das micaracas na década de 90 e início dos anos 2000, com os trios elétricos puxados pelos artistas de renome do axé; até a criação do Folia de Rua, criado em 2001 na gestão do Prefeito Luciano Barbosa, as prévias carnavalescas em Arapiraca são conhecidas pela animação e tranquilidade, ideal para amigos e famílias.
O Folia de Rua nasce guiado pela paixão pelo Carnaval, em 2001, da iniciativa da ONG Candeeiro Aceso, com apoio da Prefeitura de Arapiraca. A primeira edição foi marcada por um único bloco que reuniu centenas de foliões.
Para organizar a festa, a Liga de Blocos de Arapiraca foi criada em 2017, na época, reunindo 15 blocos. “O Folia de Rua que começou com um bloco foi crescendo, se tornando mais heterogêneo e mais amplo. Hoje o Folia de Rua engloba diversos setores da sociedade cumprindo um papel crucial na cultura popular arapiraquense, unindo povos, permitindo verdadeiras confraternizações no meio da rua”, destacou o presidente da Liga Thales Valeriano.
Thales também está à frente do Bloco Valeriano e Cia, que desfila na avenida desde 2013, um dos mais antigos do novo formato de festa. Os amigos já acompanhavam os desfiles desde 2008 e queriam um bloco que carregasse a identidade do grupo, assim surgiu o Valeriano & Cia. “O Bloco surgiu da vontade em comum de familiares e amigos em participar do Folia de Rua.Tínhamos a vontade de fazer algo mais organizado e que fosse a nossa cara, isso fez surgir o Valeriano & Cia, que conta hoje com a média de 600 abadás, embora arraste uma “pipoca” relevante”.

Em 2010, o Bloco Tá Tô Besta fez a sua estreia no Folia de Rua, desde então mantém a tradição familiar sendo o bloco mais antigo do desfile. Koya, o criador revela que a ideia do nome do bloco veio de um programa de rádio. “Onome do bloco surgiu por causa de um programa de rádio que tinha na imprima FM, que o ouvinte ligava pra rádio e tinha um personagem chamado Duiuza, quando o ouvinte ligava, ela dizia fulano diga “Tá tô besta” por isso o nome do bloco foi criado, isso no ano de 2010”, explicou. Uma das foliões fiéis é Maria Nunes de Oliveira, que com 87 anos não perde nenhuma edição do bloco e acompanha o trajeto com muita animação e frevo.
Um dos blocos com mais participantes, Oz Bregas VIPs, esse ano se prepara para um recorde de público com mais de 2100 abadás vendidos. O grupo surgiu em 2019 com 300 foliões, em apenas 20 dias de organização. Ao longo dos anos, o bloco foi ganhando admiradores que se somaram na festa.
Nesta edição, o Folia de Rua desfila com 33 Blocos, incluindo o Tô Seguro e o Bloco da Educação.

Veja também
Últimas notícias
Motociclista fica ferido após colidir contra carro na Rota do Mar, em Maceió
Motorista é espancado e tem carro destruído após atropelamento em Maceió
Defesa Civil de Maceió já vistoriou 777 imóveis abandonados desde 2021
Paulo Dantas confirma agenda em Lagoa da Canoa após articulação de Edilza Alves
Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em imóvel abandonado em Igaci
Homem é flagrado com faca de 25 cm na calçada de padaria em Palmeira
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
