ONU escolhe alagoana Marta para ser embaixadora global da Boa Vontade
Ela deve se dedicar a apoiar o trabalho pela igualdade de gênero e empoderamento das mulheres
Ela nasceu em Dois Riachos, uma pequena cidade do Sertão de Alagoas, e ganhou o mundo através do futebol. Eleita a melhor jogadora de futebol do mundo por cinco vezes consecutivas, Marta Vieira da Silva, incrementa mais uma façanha na sua lista de conquistas. A jogadora alagoana foi escolhida pela ONU Mulheres para ser embaixadora global da Boa Vontade para mulheres e meninas no esporte.
O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (12) e ela deve agora se dedicar também a apoiar o trabalho pela igualdade de gênero e empoderamento das mulheres ao redor do mundo.
Durante o anúncio do nome de Marta, Phumzile Mlambo-Ngcuka, diretora executiva da ONU Mulheres, fez a seguinte declaração sobre a camisa 10 da Seleção Brasileira: “Marta Vieira da Silva é um modelo excepcional para mulheres e meninas em todo o mundo. Sua própria experiência de vida conta uma história poderosa do que pode ser alcançado com determinação, talento e coragem. O esporte é uma linguagem universal; nos inspira e nos une, pois amplia nossos limites. Estamos ansiosas para trabalhar de perto com Marta para trazer o poder transformador do esporte para mais mulheres e meninas, e para construir rapidamente a igualdade. Tenho o prazer de recebê-la na família da ONU Mulheres. ”
A jogadora também veste a camisa do Orlando Pride, dos Estados Unidos, onde reside e joga na atualidade.
Igualdade
A luta pela igualdade tem trazido resultados claros dentro do esporte. Em 2016, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, 4.700 mulheres – 45% de todos os atletas – disputaram os jogos.
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada por lideranças mundiais em 2015, definiu o roteiro para alcançar a igualdade de gênero até 2030 e reconhece o papel importante do esporte. Um ponto de desigualdade evidente ficou por conta das últimas duas edições de Copa masculina e feminina. O pagamento total da última edição feminina foi de US$ 15 milhões, enquanto de US$ 576 milhões para a última edição masculina.
Veja também
Últimas notícias
Vizinho é preso em flagrante após invadir casa e abusar de crianças sozinhas em Rio Largo
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Recusa sexual termina com mulher agredida, enforcada e arrastada pelos cabelos em Feira Grande
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
