ONU escolhe alagoana Marta para ser embaixadora global da Boa Vontade
Ela deve se dedicar a apoiar o trabalho pela igualdade de gênero e empoderamento das mulheres

Ela nasceu em Dois Riachos, uma pequena cidade do Sertão de Alagoas, e ganhou o mundo através do futebol. Eleita a melhor jogadora de futebol do mundo por cinco vezes consecutivas, Marta Vieira da Silva, incrementa mais uma façanha na sua lista de conquistas. A jogadora alagoana foi escolhida pela ONU Mulheres para ser embaixadora global da Boa Vontade para mulheres e meninas no esporte.
O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (12) e ela deve agora se dedicar também a apoiar o trabalho pela igualdade de gênero e empoderamento das mulheres ao redor do mundo.
Durante o anúncio do nome de Marta, Phumzile Mlambo-Ngcuka, diretora executiva da ONU Mulheres, fez a seguinte declaração sobre a camisa 10 da Seleção Brasileira: “Marta Vieira da Silva é um modelo excepcional para mulheres e meninas em todo o mundo. Sua própria experiência de vida conta uma história poderosa do que pode ser alcançado com determinação, talento e coragem. O esporte é uma linguagem universal; nos inspira e nos une, pois amplia nossos limites. Estamos ansiosas para trabalhar de perto com Marta para trazer o poder transformador do esporte para mais mulheres e meninas, e para construir rapidamente a igualdade. Tenho o prazer de recebê-la na família da ONU Mulheres. ”
A jogadora também veste a camisa do Orlando Pride, dos Estados Unidos, onde reside e joga na atualidade.
Igualdade
A luta pela igualdade tem trazido resultados claros dentro do esporte. Em 2016, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, 4.700 mulheres – 45% de todos os atletas – disputaram os jogos.
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada por lideranças mundiais em 2015, definiu o roteiro para alcançar a igualdade de gênero até 2030 e reconhece o papel importante do esporte. Um ponto de desigualdade evidente ficou por conta das últimas duas edições de Copa masculina e feminina. O pagamento total da última edição feminina foi de US$ 15 milhões, enquanto de US$ 576 milhões para a última edição masculina.
Veja também
Últimas notícias

Leonardo Dias entrega Título de Cidadão Honorário de Maceió a Dom Beto Breis

Ronda no Bairro atua em diversas ocorrências e reforça ações preventivas nas praias de Maceió

Fiscalização aponta problemas graves em unidade de saúde em reforma há quase dois anos em Maceió

Motociclista fica ferido após acidente com carro em Santana do Ipanema

Polícia de SP prende mais um suspeito do assassinato de ex-delegado

STF marca para novembro julgamento contra núcleo 3 da trama golpista
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
