Futebol

Palmeiras chega a buscar a virada, mas Avaí empata e segura o ainda líder do Brasileirão

Verdão segue líder da competição

Por Yahoo Esportes 26/06/2022 18h06
Palmeiras chega a buscar a virada, mas Avaí empata e segura o ainda líder do Brasileirão
Avaí e Palmeiras até tentaram, mas ficaram no empate na Ressacada - Foto: Cesar Greco/SE Palmeiras

Em um confronto equilibrado, repleto de reviravoltas, Avaí e Palmeiras ficaram apenas no empate em 2 a 2 na Ressacada. Mesmo sem conquistar os três pontos, o time de Abel se manteve na liderança do Brasileirão, enquanto o clube catarinense se afastou um pouco mais do Z-4. Bissoli e Jean Pyerre anotaram para os donos da casa. Scarpa e Rony fizeram do lado do Verdão.

Pênalti para o Avaí consegue mudar roteiro pacato da primeira etapa

O jogo começou equilibrado. Os dois times pareciam estudar as melhores alternativas e esperar o momento certo para atacar. Logo aos quatro minutos, o Avaí tentou buscar impor seu próprio ritmo com um avanço de Pottker. Mas o zagueiro Luan, em uma entrada dura que rendeu um cartão amarelo, parou a jogada.

Em seguida, os visitantes utilizaram o direito de resposta. Aos cinco, Scarpa cruzou na cabeça de Rafael Navarro, que desviou e obrigou o goleiro Vladimir a fazer uma grande defesa. Já aos 11’, foi a vez do time catarinense. Raniele foi até a linha de fundo e lançou para a chegada de Bissoli, que arriscou, mas mandou para fora.

As duas equipes chegaram aos 24 minutos com apenas três finalizações para cada lado, o que ilustra perfeitamente o fato do jogo ter ficado muito tempo preso na intermediária, com jogadas fortes de marcação, mas pouca individualidade e perigo. Os setores defensivos foram os maiores protagonistas.

Aos 40’, o Palmeiras chegou a ter uma de suas melhores chances naquele momento da partida. Gabriel Menino cobrou uma falta na entrada da grande área adversária, de pé direito, mas a bola explodiu na barreira.

Depois, o Avaí tentou mudar o roteiro da primeira etapa. Eduardo recuperou a bola de Breno Lopes, abriu espaço na entrada da área e arriscou um chute que passou raspando a trave de Weverton. Mas foi nos acréscimos que as coisas aconteceram.

Raniele recebeu dentro da área e foi tocado por baixo por Gustavo Gómez. Sem maiores ‘enrolações’, o árbitro marcou o pênalti. Bissoli, com categoria, converteu e balançou as redes na Ressacada. A partida foi para o intervalo com o 1 a 0 no placar.

Verdão consegue virada, mas mandantes empatam e seguram líder

Não deu nem tempo de testar qualquer prognóstico para o segundo tempo de jogo. Logo no primeiro minuto, mais um pênalti no jogo, dessa vez para o lado alviverde. Zé Rafael soltou uma bomba dentro da área, a bola bateu no braço de Bressan e o árbitro não teve nenhuma dúvida no lance. Scarpa cobrou e empatou a partida. 1 a 1.

No primeiro lance de Raphael Veiga na volta aos gramados após uma lesão na coxa direita, o meia tentou arriscar um chute de fora da área, mas não obteve um bom resultado. Em seguida, aos 16’, Navarro também teve uma chance de virar o jogo com uma sobra na cara do gol, mas o atacante desperdiçou.

O time de Abel não se contentou o empate naquela altura do jogo. Aos 20 minutos, em um belo contra-ataque do Verdão, Gabriel Menino tocou para Wesley, que invadiu a área e mandou um passe rasteiro. O camisa 10 só teve o trabalho de concluir. 2 a 1.

Em um segundo tempo muito mais animado que o primeiro, o Avaí não deixou barato. Eduardo Barroca colocou Jean Pyerre que, em sua primeira oportunidade, aos 27’, carimbou as redes de Weverton com um golaço de falta no ângulo.

Após alguns bons momentos sem nenhuma chance de perigo criada, o Palmeiras tentou ampliar sua vantagem na primeira posição do campeonato. Em uma jogada de bola parada, uma arma letal do time de Abel, Rony subiu sozinho para cabecear na marca do pênalti, mas Vladimir fez uma grande defesa e salvou a equipe da casa.

Já nos minutos finais de jogo, nenhum dos dois times conseguiu os três pontos. Com o resultado, o Palmeiras se manteve na liderança com 29 somados, enquanto o Avaí assumiu, provisoriamente, a décima colocação, com 18.

E agora?

O Avaí só volta a entrar em campo no próximo domingo, contra o Cuiabá, também na Ressacada, às 11h, pelo Brasileiro. Já o Palmeiras encara o primeiro compromisso das oitavas de final da Libertadores, contra o Cerro Porteño, antes, na quarta-feira, às 19h15, no Paraguai.