Funcionários do banco Santander paralisam atividades nesta quarta-feira (20)
Mobilização acontece em sete agências localizadas em Maceió e Arapiraca

Diretores do Sindicato e funcionários do Santander paralisam desde o início da manhã desta quarta-feira (20) as agências do banco em Alagoas. A paralisação, de 24 horas, é em protesto contra a implantação da reforma trabalhista na empresa, que está se dando sem negociação com os trabalhadores e suas entidades representativas, além de ignorar o Acordo Coletivo de Trabalho.
O Santander é a primeira instituição financeira a adotar mudanças nas relações de trabalho com base na Lei 13.467 - Reforma Trabalhista -, que entrou em vigor em 11 de novembro. Além de não dialogar e negociar, o banco está retirando direitos.
"Isto é um absurdo. Não bastasse os prejuízos já causados aos trabalhadores pela famigerada reforma, o Santander ainda quer interpretá-la e implantá-la da sua maneira, sem considerar os limites legais, ignorando direitos e a representação dos funcionários", disse Márcio dos Anjos, presidente do Sindicato. Segundo ele, as mudanças pretendidas pelo banco não podem ser inconstitucionais e têm de ser negociadas com a entidade.
Entre as medidas em curso no Santander está o Banco de Horas Semestral, que o funcionário tem de aceitar assinando um acordo individual. O banco exige que cada um entre em seu sistema e manifeste concordância.
Outra medida anunciada pelo Santander é o fracionamento das férias. Mas o banco também planeja outras que afetarão a remuneração dos trabalhadores. A diretoria pretende ainda mudar a data de pagamento dos salários e o pagamento do 13º salário, entre outras coisas.
A paralisação dos funcionários nesta quarta-feira é nacional e vem sendo acompanhada de manifestações. Em Alagoas, foram paralisadas as sete agências do banco, inclusive a do interior, localizada em Arapiraca. Diretores do Sindicato também distribuem um folheto com os funcionários e a população, denunciando a postura autoritária e desrespeitosa da instituição financeira.
O movimento conta com o apoio dos clientes e usuários, além dos vigilantes, que participam de alguns piquetes.
Veja também
Últimas notícias

Gaspar permanece na oposição a Lula mesmo com federação UB-PP apoiando reeleição do presidente em 2026

Homem é achado morto com marcas de tiros em São Luís do Quitunde

Inscrições para vagas remanescentes do Fies acabam hoje

Ela Se Garante oferece aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres com instrutora em jiu-jitsu

Índice que reajusta aluguel acumula inflação de 8,50% em 12 meses

Dupla em moto assalta empresário e leva R$ 40 mil no município de Lagoa da Canoa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
