Operação Gatuno combate furto de energia na orla marítima
A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), em parceria com a Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima), Eletrobras e Polícia Militar de Alagoas, deu início, na tarde desta terça-feira (24), à Operação Gatuno. A ação, que ocorreu na orla marítima de Maceió, teve como objetivo identificar ligações clandestinas e possíveis pontos de furto de energia elétrica.
“Temos recebido várias denúncias de pessoas preocupadas com aqueles que frequentam a orla para sua diversão e que estão correndo risco com as ligações de energia clandestinas. Entramos em ação para detectar as possíveis irregularidades, procurando saber quem são os responsáveis. Furtar energia é crime e cabe, inclusive, prisão”, destacou o titular da Semscs, coronel Ivon Berto.
Durante a operação, foram identificadas instalações elétricas irregulares (os populares gatos), geralmente feitas por ambulantes e comerciantes não cadastrados. “Como não é uma energia controlada, toda a comunidade que mora no entorno ou utiliza a orla corre o risco de, de uma hora para outra, ver a energia caindo sem poder manter seus equipamentos eletrônicos ligados, o que pode provocar danos. A Prefeitura está muito preocupada com isso. A operação é integrada e visa dar essa garantia a sociedade: primeiro de proteger suas vidas e segundo de evitar que seja cometido esse tipo de crime”, ressaltou o gestor.
O superintendente municipal de iluminação, Frederico Lins, reforçou que a operação, que já aconteceu no ano passado, prima pela segurança da população. “Hoje, outros pontos foram identificados, e em 2017, encontramos 12 pontos de furto de energia. O objetivo principal é o de proteger as pessoas, pois um cabo de energia exposto pode causar acidentes graves em locais de grande movimento, como na praia. Mas esse trabalho também é realizado em outros bairros da cidade, onde existem ligações subterrâneas da Prefeitura”, explicou.
Durante a operação, foram encontradas 18 ligações clandestinas. o que caracterizou furto de energia elétrica. Outras etapas da Operação Gatuno estão programadas para acontecer em diversos pontos da capital.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
