Empresas de comunicação demitem funcionários após fim de greve
Desde o começo da manhã, jornalistas retornam ao trabalho e são surpreendidos com demissão
Jornalistas que retornaram ao trabalho nesta quinta-feira (04), após nove dias de greve, estão sendo surpreendidos com aviso de que estão sendo demitidos. Até o início da tarde, ao menos seis trabalhadores da TV Gazeta, dois do G1 Alagoas e um da TV Mar, foram comunicados que estão sendo desligados e a informação, de acordo com os próprios jornalistas, é de que esse número deve aumentar.
Conforme relatos, os funcionários estão sendo chamados, um a um, para conversar com a direção de jornalismo da TV Gazeta e são comunicados da demissão. Apresentadores, editores executivos, produtores e repórter cinematográfico foram demitidos.
No G1/Alagoas, os repórteres que apresentavam o programa G1 em um minuto também foram desligado. Na TV Mar, um apresentador foi comunicado de seu desligamento ao retornar para o trabalho pela manhã.
As empresas que estão promovendo demissões fazem parte da Organização Arnon de Mello (OAM), que tem como sócio o senador Fernando Collor de Mello (PTC), que responde no Superior Tribunal Federal por crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa em ações penais relacionadas a desvios na BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. Em novembro do ano passado, a organização demitiu mais de 30 jornalistas que trabalhavam no jornal impresso Gazeta de Alagoas e não pagou os direitos trabalhistas deles.
As demissões pegaram a categoria de surpresa porque, entre as decisões tomadas no julgamento do Tribunal Regional do Trabalho, além da manutenção do piso salarial e reajuste de 3%, estava a estabilidade de 90 dias. Segundo informações, as empresas supostamente irão garantir o pagamento dos salários nos próximos três meses.
O Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) desde cedo foi informado sobre as demissões e estuda, junto ao departamento jurídico, que medidas podem ser adotadas.
Veja também
Últimas notícias
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Teca Nelma cobra esclarecimentos sobre impacto da liquidação do Banco Master na aposentadoria dos servidores
Empresa é condenada a indenizar ex-funcionária por proibir uso de tranças afro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
