Transporte público intermunicipal: agora todos os assentos são preferenciais
A iniciativa do poder público coloca Alagoas no rol dos ainda poucos Estados a adotar a medida de acessibilidade
Que é direito, todo mundo já sabe, mas agora se tornou Lei estadual: todos os assentos dos veículos do transporte coletivo rodoviário intermunicipal passaram a ser preferenciais — sejam eles convencionais ou complementares. A iniciativa beneficia idosos com idade igual ou superior a 60 anos, mulheres grávidas, passageiros com crianças de colo e pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida. ???
A Lei, de Nº 8.242, entrou em vigor nesta semana (dia 27) e representa mais um passo dado por Alagoas na luta pela garantia de acessibilidade às pessoas que se encontram em desvantagem em relação aos que possuem melhores condições físicas.
A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) entende que este direito é, também, um ato de respeito a esses usuários do transporte público e solicita que os demais que necessitam dessa atenção especial sejam sensíveis e solidários para que a Lei seja cumprida no Estado.
De acordo com o decreto, a sinalização atual dos assentos prioritários deve ser mantida, não sendo necessário estender a identificação para os demais assentos. No entanto, as empresas deverão afixar avisos nos veículos, informando sobre a prioridade de todos os assentos.
“Entendemos que esta Lei é uma grande conquista para quem necessita deste tipo de atenção. Ela vem para reforçar o exercício da cidadania, garantindo mais qualidade no transporte público de passageiros e, por consequência, no direito à locomoção por meio da acessibilidade. Agora, vamos fiscalizar os transportes e preparar materiais educativos que possam conscientizar e sensibilizar todos os usuários para este direito”, pontuou o diretor-presidente da Arsal, Ronaldo Medeiros.
Veja também
Últimas notícias
Acidente de trânsito deixa motociclista morto na BR-101 em Joaquim Gomes
‘Lula de Arapiraca’ é levado à Central de Polícia por dano ao patrimônio
Mulher causa prejuízo de R$ 10 mil ao fazer furto em loja de Maceió
Ex-presidiário é preso acusado de furto no município de Japaratinga
Cambista é detido vendendo ingressos com preço abusivo para partida do ASA
Estudantes protagonizam debate sobre a Constituição na Câmara de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
