Indicação pede a Prefeitura que torne sites institucionais acessíveis às pessoas com deficiência
A Câmara Municipal de Maceió voltou a se reunir em sessão ordinária desta quarta-feira (30)
A Câmara Municipal de Maceió voltou a se reunir em sessão ordinária desta quarta-feira (30) para deliberar e votar Projetos de Lei, Indicações e Requerimentos de autoria dos vereadores da Casa com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, em diversos segmentos, da população da capital alagoana. Destaque para Indicação que pede ao Executivo que implemente, com urgência, ferramentas e softwares de acessibilidade visual e auditiva em todos os sítios (sites) institucionais de Maceió. Conforme a justificativa sobre o tema, acessibilidade é de suma importância para melhorar a condição com que as pessoas com alguma deficiência, como a visual e auditiva, possam ter autonomia para utilizar os serviços públicos e, por exemplo, se locomover pela cidade.
“Os idealizadores de um site ou serviço online público têm que planejar e executar a usabilidade e experiência do acesso de forma a incluir todas as pessoas que tenham alguma necessidade especial e atualizar os que já existem para a nossa realidade inclusive”, conclui a Indicação.
Além do tema da acessibilidade, os vereadores também aprovaram, agora em segunda discussão, a obrigatoriedade para Cartórios de Registro e imobiliárias de Maceió, de fixa aviso em seus ambientes, alertando às pessoas que solicitem Certidão Negativa do imóvel antes de assinar o documento de compra. Já um Projeto de Decreto de Lei concede ao diretor médico da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Artur Gomes Neto, o Título de Cidadão Honorário de Maceió.
Outro assunto discutido e deliberado na pauta desta quarta-feira foi a instalação de lâmpadas de LED para ruas dos bairros do Prado, Levada, Ponta Grossa, assim como recuperação de galerias e mutirão de limpeza para vias do Benedito Bentes.
SESSÕES ORDINÁRIAS – Após apelo feito por vereadores que estão incluídos no grupo de risco da Covid-19 quanto ao Ato n.º 20, publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial do Município (DOM), que estabelece o retorno das sessões ordinárias somente de forma presencial, ficou estabelecido que haverá nesta quinta-feira (1º), uma nova determinação no DOM, autorizando a estes parlamentares específicos que possam participar das sessões de forma virtual, contanto que apresentem atestado médico, comprovando a necessidade de afastamento social. Com isso, as sessões continuarão a ser realizadas de forma híbrida.
Veja também
Últimas notícias
Policial militar que matou enfermeira em Penedo tinha ciúmes dos plantões noturnos
Funcionários da Petrobras entram em greve por tempo indeterminado
Escola de Artes de Arapiraca encerra ano letivo de 2025 com programação especial
[Vídeo] Motociclista fica ferido após colisão com caminhão no bairro Antares, em Maceió
JHC promove maior ABC da Alfabetização da história de Maceió
Defensoria realiza atendimento itinerante no Centro de Maceió e na Santa Amélia
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
