Procon da orientações sobre novas diretrizes durante a pandemia
O diretor executivo do Procon Maceió, Leandro Almeida, explica como funciona esta nova regra

Uma nova medida provisória prorroga o prazo de remarcação ou reembolso de serviços, reservas, espetáculos, shows e eventos, adiados ou cancelados durante a pandemia de Covid-19. A decisão foi discutida entre o Procon Maceió, a Comissão do Setor de Eventos Sociais de Alagoas e os Assessores e Cerimoniais de Alagoas (ACAL).
De acordo com a lei 14.046/2020, publicada no Diário Oficial da União, o consumidor que optar por reembolso de serviço ou evento adiado ou cancelado até 31 de dezembro de 2021, poderá usar até a mesma data do ano seguinte”.
Vale ressaltar que a empresa só poderá reembolsar o consumidor que comprou ingressos de shows ou cancelou seus contratos para eventos de 2020 e 2021. Se a empresa ou o prestador de serviço do setor de eventos não conseguir remarcar uma nova data ou disponibilizar o voucher ou cartão de crédito, terá que devolver o valor recebido. O estorno poderá ser de forma parcelada após o término da pandemia ou até o dia 31 de dezembro de 2022.
O diretor executivo do Procon Maceió, Leandro Almeida, explica como funciona esta nova regra da medida provisória. “O órgão entende que, cada caso concreto, deverá ser analisado. Assim, poderemos garantir o direito e o exercício de escolha do consumidor, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor. A lei busca, acima de tudo, a harmonia na relação de consumo e contratual em ambas as partes”, afirma.
A medida regulamenta, ainda, que, em caso de cancelamentos ou adiamentos desses serviços, não devem ser aplicadas multas, danos morais ou penalidades. Esta lei visa proteger também os setores da cultura e do turismo, no qual se enquadram eventos como: casamentos, aniversários, festas infantis, formaturas e congêneres que foram abalados pela pandemia do coronavírus.
O documento pode ser conferido no site.
Veja também
Últimas notícias

Mulher fica ferida ao ser atingida com capacete por companheira na Santa Lúcia

Programa de planejamento reprodutivo do Cria já inseriu mais de 1.350 DIUs em Alagoas

Ataque russo com drones em hospital militar e prédios deixa 2 mortos e 30 feridos na Ucrânia

Corpo de jovem de 22 anos com marcas de tiros é encontrado por trás de shopping em Maceió

Homem é agredido por populares após ferir esposa com arma branca na Ponta Grossa

Homem é imobilizado e apanha de populares ao tentar roubar celular na Santa Lúcia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
