Procon da orientações sobre novas diretrizes durante a pandemia
O diretor executivo do Procon Maceió, Leandro Almeida, explica como funciona esta nova regra
Uma nova medida provisória prorroga o prazo de remarcação ou reembolso de serviços, reservas, espetáculos, shows e eventos, adiados ou cancelados durante a pandemia de Covid-19. A decisão foi discutida entre o Procon Maceió, a Comissão do Setor de Eventos Sociais de Alagoas e os Assessores e Cerimoniais de Alagoas (ACAL).
De acordo com a lei 14.046/2020, publicada no Diário Oficial da União, o consumidor que optar por reembolso de serviço ou evento adiado ou cancelado até 31 de dezembro de 2021, poderá usar até a mesma data do ano seguinte”.
Vale ressaltar que a empresa só poderá reembolsar o consumidor que comprou ingressos de shows ou cancelou seus contratos para eventos de 2020 e 2021. Se a empresa ou o prestador de serviço do setor de eventos não conseguir remarcar uma nova data ou disponibilizar o voucher ou cartão de crédito, terá que devolver o valor recebido. O estorno poderá ser de forma parcelada após o término da pandemia ou até o dia 31 de dezembro de 2022.
O diretor executivo do Procon Maceió, Leandro Almeida, explica como funciona esta nova regra da medida provisória. “O órgão entende que, cada caso concreto, deverá ser analisado. Assim, poderemos garantir o direito e o exercício de escolha do consumidor, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor. A lei busca, acima de tudo, a harmonia na relação de consumo e contratual em ambas as partes”, afirma.
A medida regulamenta, ainda, que, em caso de cancelamentos ou adiamentos desses serviços, não devem ser aplicadas multas, danos morais ou penalidades. Esta lei visa proteger também os setores da cultura e do turismo, no qual se enquadram eventos como: casamentos, aniversários, festas infantis, formaturas e congêneres que foram abalados pela pandemia do coronavírus.
O documento pode ser conferido no site.
Veja também
Últimas notícias
Saúde de Maceió disponibiliza prótese mamária externa para mulheres mastectomizadas
Maceió amplia acesso ao Implanon pelo SUS e já beneficia mais de 7 mil mulheres
Prefeitura de Maceió inicia vacinação antirrábica no sábado (7)
Prefeitura ajusta despesas diante da redução de repasses federais
Justiça suspende nomeação de Otávio Lessa para Arsal após ação de JHC
Orkut vai voltar? Fundador anuncia projeto de nova rede social
Vídeos e noticias mais lidas
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
