Moradores de Guaxuma protestam contra obra de saneamento da prefeitura
Eles pedem que área verde da região não seja retirada para a implantação de uma estação elevatória de esgoto
Moradores do Loteamento Gurguri, localizado no bairro Guaxuma, em Maceió, estão promovendo um protesto, nesta sexta-feira (25), contra um projeto da prefeitura de Maceió, para a construção de uma estação elevatória de esgoto na região. Os manifestantes também cobram apoio do Ministério Público de Alagoas (MPAL).

A manifestação está sendo feita de forma pacífica, com moradores exibindo cartazes onde repudiam a ação de supressão das áreas verdes do local para a colocação de esgoto. Uma das faixas diz: “Saneamento sim, esgoto não!”.
Segundo informações, a associação dos moradores do bairro Guaxuma já haviam sinalizado a manifestação desta sexta-feira (25), após a empresa Consórcio Litoral Norte ter retomado as obras na região, na última terça-feira (22).

Em nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Maceió (Seminfra) disse que é de interesse público, pois traz saneamento para toda a região. A Seminfra explica, ainda que a obra não deverá causar nenhum dano ambiental para o local. Confira a nota na integra:
NOTA OFICIAL
A Unidade Gestora do Programa (UGP) informa que a obra é de interesse público, pois trará saneamento para a região, fruto de investimentos para o bem estar da população. No local, será implantada uma estação elevatória, comumente utilizada em vários pontos da cidade.
A estação elevatória é um sistema de bombeamento dos efluentes para levá-los ao local de tratamento, distante do povoado. Este sistema será construído de forma subterrânea e não causará impactos para os moradores da região.
O órgão esclarece ainda, que a obra não causará dano ambiental, já que o objetivo do serviço é melhorar o descarte irregular e a céu aberto em foz e praias da região, sem gerar impactos ambientais.
A obra, que conta com serviços de esgotamento sanitário, drenagem e pavimentação, vai melhorar a qualidade de vida dos moradores da região norte, contribuindo para a redução das doenças de veiculação hídrica, bem como para a preservação do meio ambiente.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
