Planos de saúde em Maceió são multados em mais de R$ 390 mil
Sanção foi aplicada após processos administrativos que apuraram denúncias de usuários por má prestação de serviços e negativas de atendimento
O Procon Municipal de Maceió aplicou multas que somam R$ 390.348,03 a empresas de planos de saúde que atuam na capital alagoana. A penalidade foi imposta após a constatação de diversas infrações, especialmente relacionadas à má prestação de serviços e à negativa de atendimentos aos consumidores.
Segundo o órgão de Defesa do Consumidor, as irregularidades foram identificadas após análise de processos administrativos abertos a partir de denúncias registradas por usuários. Entre os principais problemas relatados estão a negativa indevida de cobertura para exames, cirurgias e internações, além da demora excessiva no agendamento de consultas com especialistas.
"Recebemos anualmente um número expressivo de reclamações envolvendo operadoras de planos de saúde, que não cumprem o que determina a legislação. O consumidor tem direito a um atendimento digno, com acesso rápido e eficiente aos serviços contratados", destacou a diretora executiva do Procon Maceió, Cecília Wanderley.
O levantamento feito pelo Procon identificou que, em diversos casos, as operadoras descumpriram prazos estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para a realização de procedimentos médicos. Além disso, houve situações em que os usuários foram obrigados a arcar com despesas de forma particular, mesmo tendo cobertura ativa junto ao plano de saúde.
As empresas foram notificadas e tiveram prazo para apresentar defesa, mas, segundo o Procon, as justificativas foram consideradas insatisfatórias. Com isso, foram aplicadas as multas com base no Código de Defesa do Consumidor e do Decreto 2.181/97, que prevê sanções para práticas abusivas e falhas na prestação de serviços.
O Procon Maceió reforça que os consumidores que se sentirem lesados devem formalizar suas denúncias por meio do WhatsApp (82) 98882-8326, pelo telefone 0800 082 4567 ou presencialmente se dirigindo até o núcleo mais próximo.
O órgão também informou que continuará intensificando a fiscalização sobre operadoras de planos de saúde na capital, a fim de garantir que os direitos dos usuários sejam respeitados.
Veja também
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
