PL garante proteção integral para crianças e adolescentes órfãos do feminicídio em Maceió
Programa é de autoria da vereadora Teca Nelma
No mês do Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização e enfrentamento à violência doméstica, a vereadora Teca Nelma (PT) reforça a importância de uma de suas leis já aprovadas em Maceió: o programa Órfãos do Feminicídio. A iniciativa assegura atenção e proteção integral às crianças e adolescentes que perderam suas mães vítimas de feminicídio, crime que ainda registra altos índices no Brasil.
O programa, de autoria da vereadora, foi criado para garantir que essas vítimas indiretas recebam apoio completo, evitando que fiquem desamparadas diante da perda abrupta e violenta de suas mães. A lei prevê acesso a serviços de assistência social, atendimento à saúde, moradia, educação, apoio psicológico e proteção jurídica, articulando os órgãos da Rede de Proteção à Mulher e do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Para Teca, essa é uma política pública urgente e necessária. “Quando uma mulher é vítima de feminicídio, a violência não termina. Ela deixa filhos e filhas com traumas profundos e, muitas vezes, sem qualquer apoio. Essa lei é um compromisso para que Maceió não feche os olhos para essas crianças e adolescentes, garantindo que recebam o cuidado e a proteção que merecem”, afirmou a vereadora.
Além de atender às necessidades imediatas dessas crianças e adolescentes, a legislação estabelece diretrizes para acompanhamento especializado, evitando a revitimização e promovendo a reconstrução dos vínculos familiares e comunitários. O objetivo é garantir segurança, estabilidade e condições dignas de desenvolvimento para os órfãos do feminicídio.
No contexto do Agosto Lilás, a parlamentar lembra que o combate à violência de gênero deve estar aliado com a prevenção e a reparação. “Precisamos prevenir para que menos mulheres sejam vítimas. Mas quando a tragédia acontece, o poder público tem a obrigação de agir para dar dignidade a quem sobrevive a ela. É assim que transformamos a dor em ação e construímos uma cidade mais justa”, completa.
Veja também
Últimas notícias
Loterias: Lotofácil sorteia R$ 9 milhões hoje (1º/6). Confira resultado
PL e União Progressistas anunciam aliança em Alagoas e fortalecem pré-candidaturas de Alfredo Gaspar e Arthur Lira ao Senado
Renan lança compromisso, mira Master e pede saída do BRB da folha dos servidores de Maceió
Prefeitura de Arapiraca convoca voluntários para São João 2026
Prefeito Luciano Barbosa assina, nesta terça (2), ordem de serviço para início das ampliação do CREAS e CRAS Itapoã
Rafael Brito cria Semana Nacional pelo Direito à Água Potável e Saneamento nas Escolas
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
