PL garante proteção integral para crianças e adolescentes órfãos do feminicídio em Maceió
Programa é de autoria da vereadora Teca Nelma

No mês do Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização e enfrentamento à violência doméstica, a vereadora Teca Nelma (PT) reforça a importância de uma de suas leis já aprovadas em Maceió: o programa Órfãos do Feminicídio. A iniciativa assegura atenção e proteção integral às crianças e adolescentes que perderam suas mães vítimas de feminicídio, crime que ainda registra altos índices no Brasil.
O programa, de autoria da vereadora, foi criado para garantir que essas vítimas indiretas recebam apoio completo, evitando que fiquem desamparadas diante da perda abrupta e violenta de suas mães. A lei prevê acesso a serviços de assistência social, atendimento à saúde, moradia, educação, apoio psicológico e proteção jurídica, articulando os órgãos da Rede de Proteção à Mulher e do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Para Teca, essa é uma política pública urgente e necessária. “Quando uma mulher é vítima de feminicídio, a violência não termina. Ela deixa filhos e filhas com traumas profundos e, muitas vezes, sem qualquer apoio. Essa lei é um compromisso para que Maceió não feche os olhos para essas crianças e adolescentes, garantindo que recebam o cuidado e a proteção que merecem”, afirmou a vereadora.
Além de atender às necessidades imediatas dessas crianças e adolescentes, a legislação estabelece diretrizes para acompanhamento especializado, evitando a revitimização e promovendo a reconstrução dos vínculos familiares e comunitários. O objetivo é garantir segurança, estabilidade e condições dignas de desenvolvimento para os órfãos do feminicídio.
No contexto do Agosto Lilás, a parlamentar lembra que o combate à violência de gênero deve estar aliado com a prevenção e a reparação. “Precisamos prevenir para que menos mulheres sejam vítimas. Mas quando a tragédia acontece, o poder público tem a obrigação de agir para dar dignidade a quem sobrevive a ela. É assim que transformamos a dor em ação e construímos uma cidade mais justa”, completa.
Veja também
Últimas notícias

Matriz de Camaragibe regulamenta Lei do SIM e fortalece agricultura familiar

Suspeita de intoxicação por metanol deixa dois mortos e um cego no Agreste de Pernambuco

Incêndio atinge residência no Conjunto Frei Damião em Maceió

Prefeita Márcia Cavalcante implementa serviço de Telessaúde em São Luís do Quitunde

PM prende homem suspeito de assalto a van na Durval de Góes Monteiro

Motociclista colide com ciclista que atravessava avenida sem atenção em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
