MPAL propõe ação civil para garantir transparência de gastos da covid em Jacuípe
Visando garantir a transparência e a publicidade dos atos públicos, o Ministério Público de Alagoas (MPAL) propôs uma ação civil pública contra o município de Jacuípe para que o gestor seja obrigado a atualizar os portais da transparência que tratam especificamente de dados sobre covid-19. A ação também vale para Japaratinga.
A ideia é que os sites sejam alimentados com dados e informações sobre compras e contratos relacionados às ações de prevenção e enfrentamento à Emergência de Saúde Pública decorrente do novo coronavírus. O MP recomenda que os sites sejam atualizados diariamente para que os cidadãos e órgãos de controle possam acompanhar a implementação das políticas públicas.
De acordo com o promotor de Justiça Rodrigo Soares, é direito do cidadão acompanhar as despesas realizadas pelos municípios e a implementação das políticas públicas no combate à Covid-19. Ele destaca que os municípios têm o dever legal de reunir e disponibilizar tais informações na Internet, num portal da transparência específico Covid-19, de modo a facilitar essa fiscalização por parte do cidadão e dos órgãos de controle, como o Ministério Público, o Tribunal de Contas, Câmara de Vereadores, entre outros.
“Observando que os municípios de Jacuípe e Japaratinga não estão alimentando os respectivos portais Covid-19, o Ministério Público ingressou com as referidas ações judiciais, com o objetivo de que as referidas prefeituras passem a inserir os dados nos respectivos portais, sob pena de multa diária contra os respectivos prefeitos no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais)”, pontuou o promotor.
Entenda
No início de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia por conta da disseminação da covid-19 em todo o planeta. Visando o enfrentamento à doença, o Governo Federal sancionou a Lei 13.979/2020, que estabeleceu diversos mecanismos, como, por exemplo, o regime de contratação especial para a compra de materiais e contratações de serviços.
Esse regime tornou as regras relacionadas aos gastos públicos mais flexíveis. Para garantir a transparência e o bom uso dos recursos públicos, a mesma lei estabeleceu que os gestores devem disponibilizar informações relacionadas a esses gastos em site oficial, contendo dados como o nome da empresa contratada, o prazo do contrato, o valor, entre outros.
Últimas notícias
Leonardo Dias denuncia que ambulâncias entregues por Lula ainda estão paradas
Alfredo Gaspar garante R$ 816,4 mil em investimentos para a região Norte de Alagoas
Com mais de 1.400 romeiros, São Sebastião realiza grande romaria em Juazeiro do Norte
Idoso atropelado em Maragogi aguarda cirurgia após material hospitalar acabar, diz família
Mulher é presa após agredir policial e causar confusão em via pública no Benedito Bentes
Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
