Meio ambiente

Esgoto incomoda moradores e comerciantes em Maragogi

Fato ocorre no bairro Patum

Por Maurício Silva 12/09/2024 07h07 - Atualizado em 12/09/2024 07h07
Esgoto incomoda moradores e comerciantes em Maragogi
Problemas de saúde viraram constantes por conta do problema - Foto: Isac Silva / 7Segundos

O serviço de esgotamento sanitário na turística Maragogi tem deixado falhas no município. Um esgoto à céu aberto no bairro Patum, na região central da cidade do Litoral Norte de Alagoas, tem incomodado e causado prejuízo aos moradores e os comerciantes da localidade.

De acordo com empresários da localidade afetada, o esgoto está estourado há pelos menos um mês e tem causado incômodo, prejuízo financeiro e de saúde para quem mora e trabalha perto onde ocorre o problema. Um posto de combustíveis e um restaurante são os empreendimentos mais afetados.

Esgoto está causando muito incômodo na cidade. Foto: Isac Silva


A empresária Rosângela Maria disse que além dos problemas de saúde enfrentados pelas pessoas, há também o prejuízo financeiro por conta do problema. “Toda semana a gente paga um veículo particular, cerca de R$ 300,00 por semana, para tirar esse esgoto porque fica vazando aqui. A via fica obstruindo e fica difícil. Eu quero que ligue o esgoto”, ressaltou.

Rosângela Maria relatou que a Verde Alagoas, concessionária de água e esgoto, já foi acionada para resolver o problema. “Os clientes reclamam, os vizinhos reclamam. Fomos pessoalmente à Verde Alagoas. Eles deram um prazo de dez dias e estamos aguardando”, contou.

Os empresários da região afetada, que fica às margens da rodovia AL 101 Norte, informaram que funcionários já apresentaram problemas de saúde como: diarreia, vômito e mal-estar. Além do posto de combustíveis e do restaurante, o esgoto também fica perto da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Os empresários contaram que o serviço de esgotamento na localidade não foi ativado e por isso fica transbordando. O 7Segundos entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Verde Alagoas, mas até a publicação da reportagem, o órgão não respondeu os questionamentos.

Local fica na região central urbana de Maragogi. Foto: Isac Silva

Com apuração de Isac Silva*