Serviços

Falta de energia deixa Porto de Pedras e Mar vermelho com abastecimento de água deficiente

Fortes chuvas impactam potencial elétrico; concessionária de energia já foi acionada

Por 7Segundos, com Assessoria 19/05/2025 16h04
Falta de energia deixa Porto de Pedras e Mar vermelho com abastecimento de água deficiente
Praça Nossa Senhora da Piedade, em Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas - Foto: Isac Silva / 7Segundos

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) comunicou que, nesta segunda-feira (19), foram registradas duas ocorrências de interrupção no fornecimento de energia elétrica para as Estações Elevatórias de Água Bruta (EEAB) de Mar Vermelho e de Tatuamunha, em Porto de Pedras. Devido a essa ocorrência, é possível que o fornecimento de água para as localidades fique deficitário.

A Casal ressalta que as interrupções foram provocadas pelas fortes chuvas que atingem a região desde o último sábado (17), afetando o sistema elétrico responsável pelo funcionamento das unidades. A situação já foi comunicada à concessionária de energia, que está adotando as providências necessárias para o restabelecimento da eletricidade.

A companhia informou que tão logo o potencial elétrico retorne, as Estações retomarão suas atividades e a Casal voltará a repassar água à Verde Alagoas, que é responsável por distribuí-la nos municípios afetados.

Nota de esclarecimento:

Sobre as interrupções no fornecimento de energia elétrica que afetam as Estações Elevatórias de Água Bruta localizadas em Porto de Pedras e em Mar Vermelho, a Equatorial informa que equipes técnicas já foram mobilizadas para executar os reparos necessários na rede elétrica, que forem de responsabilidade da Distribuidora, a fim de normalizar o fornecimento de energia o mais breve possível.

A empresa informa ainda que, devido às fortes chuvas que atingem Alagoas, com volume acima da média, o número de chamados relacionados a interrupções no fornecimento de energia aumentou consideravelmente. Os chamados registrados pelas empresas de água e saneamento, que prestam serviços essenciais, estão sendo priorizados.

No entanto, diante dos danos causados pelos ventos e chuvas intensas nas redes elétricas, a maioria dos casos apresenta tempo de espera acima da média, em razão da grande complexidade dos reparos, sobretudo pela dificuldade de acesso a algumas localidades devido a pontos de alagamento.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Alagoas