Homem é flagrado com 47 passarinhos e multado em mais de R$ 23 mil
Suspeito foi encaminhado à delegacia regional por policiais do Batalhão Ambiental.
A equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Alagoas, junto com o Batalhão de Polícia Ambiental, flagrou, nessa terça-feira (29) em Arapiraca, no Agreste alagoano, uma pessoa com quatro viveiros grandes, gaiolas, "viajantes" e armadilhas para captura de aves.
O infrator foi autuado e conduzido pelos agentes para a delegacia regional, autuado administrativamente pelo IMA e vai precisar pagar uma multa de R$ 23.500. A assessoria de comunicação do órgão ambiental explicou que o valor é calculado por ave e estipulado por lei, ou seja, o número pode variar a depender se a espécie é ameaçada e, caso a criação seja em área protegida, o valor dobra.
Os 47 passarinhos apreendidos foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, na sede do Ibama, em Maceió, para reabilitação e posterior soltura. O criminoso, visto que criar, capturar e comercializar animais silvestres é proibido, tem 20 dias para apresentar defesa ao IMA e o processo criminal ele responde em liberdade.
A título de esclarecimento, animal silvestre só pode ser adquirido de criadouro autorizado, com reprodução em cativeiro. Além disso, espécies regulares tem toda uma documentação de origem, anilha na patinha ou um microchip. Quando criado de maneira equivocada, muitos morrem de stress, entre outras complicações.
No casso do infrator flagrado em Arapiraca, a equipe responsável pela captura acredita que em algum momento ele já deve ter tido muito mais animais.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
