Educação

Prova Brasil começa nesta segunda (23) em Alagoas

No Brasil, 7,5 milhões estudantes farão a avaliação e em Alagoas cerca de 110 mil alunos

Por 7 Segundos Arapiraca com Agência Alagoas 23/10/2017 07h07
Prova Brasil começa nesta segunda (23) em Alagoas
Prova Brasil - Foto: Prefeitura/ Divulgação

A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também conhecida como Prova Brasil, começa nesta segunda-feira, 23, e vai até o dia 3 de novembro, em todas as escolas públicas que ofertam 5º e/ou 9º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio no país.

A avaliação é complementar ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e, também, um dos componentes para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A prova é realizada a cada dois anos e avalia o rendimento dos estudantes nas disciplinas de Português e Matemática. A aplicação dos testes ocorrerá no horário de aula dos estudantes, sendo disponibilizadas 2h30min para a realização da avaliação, podendo chegar até 3h40min para estudantes com alguma deficiência ou que necessitem de atendimento especial, os quais farão a prova em salas extras, contando com auxílio necessário.

A importância, para Alagoas, do bom da mobilização de alunos, pais e professores para o bom desempenho na Prova Brasil foi ressaltada pelo governador em exercício, Luciano Barbosa. “O resultado do Ideb depende de três fatores: o combate à evasão escolar, o combate aos índices de repetência e a eficiência das escolas. Trabalhamos o ano inteiro e a Prova Brasil é que vai apontar o resultado disso. Então, a semana que vem será decisiva para o índice da Educação de Alagoas crescer. E estamos contanto com o entusiasmo dos alunos e dos professores nos 102 municípios para que isso aconteça”, disse o governador.

Para os estudantes do 5º ano, serão 22 questões de cada disciplina (Português e Matemática), divididas em dois blocos com onze questões cada. Já os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e 3º série do ensino médio terão 26 questões de cada disciplina, divididas em quatro blocos, sendo dois blocos por disciplina, com treze questões cada.

Ao final da prova será aplicado um questionário com os alunos, sobre a questão socioeducacional e socioeconômica dos estudantes.

Os professores de Português e Matemática e diretores das escolas, também responderão a um questionário sobre a questão da formação, planejamento e gestão pedagógica da escola. Já o aplicador da prova, percorrerá a escola com o intuito de checar a situação de infraestrutura da unidade para também responder questionário.

Diagnóstico da escola

De acordo com o Supervisor de Estatística e Avaliação Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Coordenador Estadual de Logística do Saeb, Ademir Oliveira, o Saeb vem aferir a qualidade da educação pública no Brasil. Ele afirma ainda que este é um momento em que se avaliam as políticas públicas que tem dado certo e as que podem ser aplicadas a partir desses resultados da Prova Brasil.

“Os pais teriam também um grande ganho, pois eles podem verificar em que escola eles estão colocando seu filho e que qualidade ela está oferecendo hoje. Então, com esses resultados que são dados por escola, inclusive com indicador, que é o Ideb, espera-se que a sociedade possa visualizar melhor que escola ela tem, que garantias de qualidade de educação lhe é oferecida” declara o coordenador.

Os estudantes do ensino médio das escolas privadas, que fizeram adesão ao Saeb, também farão a Prova Brasil. Este ano, é a primeira vez que a 3ª série do ensino médio está sendo censitária, ou seja, todos os estudantes de escola pública que ofertam a 3ª série do ensino médio estão sendo avaliados na Prova Brasil.

Após a realização do exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é o órgão responsável pela aplicação das provas, envia um boletim de desempenho individual e materiais com informações adicionais para todas as escolas participantes.

Mobilização

Na rede pública estadual e municipal de Alagoas, as escolas que farão a Prova Brasil participaram de uma grande mobilização com ações preparatórias para a avaliação.

Dentre as atividades realizadas estão aulões, simulados, laboratórios de aprendizagem com foco em língua Portuguesa e Matemática e palestras para pais e estudantes destacando a importância da participação na prova.