Polícia

Aprovados em concurso ameaçam voltar atrás em virtude do valor dos exames

Por 7 Segundos Arapiraca 29/11/2017 11h11
Aprovados em concurso ameaçam voltar atrás em virtude do valor dos exames
Aprovados em concurso da PM/AL voltar atrás em virtude do valor dos exames - Foto: Assessoria

O resultado final das provas objetivas dos concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Alagoas, realizadas no final do mês de outubro, foi divulgado nessa segunda-feira (27) no Diário Oficial do Estado. Agora, o que preocupa os 1800 aprovados é a quantidade de exames laboratoriais e complementares que eles precisam realizar. Vale ressaltar que desse total, serão selecionados apenas 1000 depois de avaliação médica e teste físico. 

De acordo com os candidatos, a lista custa em torno de R$ 2 mil a R$ 2 mil e 500, entre exames de sangue, urina, fezes, neurológico, antidrogas, neurológico, cardiológico, pulmonar, oftalmológico, otorrinolaringológico, radiografias da coluna vertebral, ecografia, psiquiátrico e odontológico.

Conforme o edital, os resultados precisam ser entregues nos dias 16 e 17 de dezembro. O prazo curto, somado ao custo total para a realização dos exames, tem feito Valter Rafael, 28 anos, natural de Maceió, pensar se vale mesmo a pena assumir tal responsabilidade.

Policial no estado de Sergipe desde o ano de 2014, Valter disse que o seu sonho é servir em Alagoas. “Gastar esse valor na expectativa de talvez ser chamado me preocupa”, admitiu ele. “Depois do Teste de Aptidão Física e Investigação Social ou eu entro ou eu sou excluído, pois não tem cadastro de reserva, preciso analisar isso aí”, completou o militar.

Essa também é a dúvida do jovem Gerson Buarque Fraga Junior, 23 anos. Ele trabalha como comissionado no departamento jurídico da prefeitura de São Luís do Quitunde, município na Zona da Mata alagoana. “Estou em contato com a minha família para ver se consigo ajuda financeira, mas também estou com medo do prazo, muito curto”, disse ele.

Há ainda quem vendeu moto para conseguir realizar os exames e quem, mesmo já tendo perdido no teste físico em um concurso em Pernambuco, acha válido tentar novamente.

Em contato com o 7 Segundos, um dos aprovados disse que é justamente a confiança que pode o levar a ficar entre os "1000 melhores".