Unidade de Emergência do Agreste ganha classificação de hospital
Investimentos do governo estadual viabilizaram condição reconhecida pelo Ministério da Saúde
Inaugurada no ano de 2003, na cidade de Arapiraca, e com média anual de 45 mil atendimentos, a Unidade de Emergência Daniel Houly vivencia uma nova etapa nos seus 14 anos de história.
A antiga Unidade de Emergência do Agreste está sendo elevada a uma nova classificação no Ministério da Saúde, e passa agora a ser Hospital de Emergência Daniel Houly.
Especializado na assistência a vítimas de traumas de média e alta complexidade, o estabelecimento público de saúde vem recebendo importantes investimentos do Governo de Alagoas para atender a mais de 1 milhão de pessoas em 48 municípios das regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.
As obras de triplicação de leitos de urgência e emergência estão com mais de 98% de suas etapas já concluídas. Todo o prédio está passando por reformas em sua estrutura física e recebendo novos e modernos equipamentos.
Mantido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o estabelecimento está passando de 40 para 120 leitos, além de ter garantida a ampliação da área de UTI, que passará de 13 para 20 leitos.
O número de leitos é a maior referência para o governo federal habilitar um estabelecimento de saúde. É considerada de pequeno porte a unidade até 50 leitos. Entre 51 e 150 leitos, a classificação é elevada para hospital de médio porte, exatamente o que está acontecendo na antiga UE do Agreste.
Principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital de Emergência Daniel Houly presta assistência especializada em urgências e emergências provocadas por acidentes de trânsito, ferimentos por arma de fogo ou arma branca, queimaduras, afogamentos, entre outros traumas de média e alta complexidade.
Índice de satisfação
Pelo segundo ano consecutivo, o HE do Agreste tem avaliação positiva dos pacientes em relação à qualidade e eficiência dos serviços prestados. A Pesquisa de Satisfação do Usuário constatou uma evolução no índice de satisfação entre os pacientes entrevistados, passando de 93,1%, no passado, para 98% este ano.
O levantamento avaliou as percepções dos pacientes de todas as faixas etárias, no acolhimento da recepção, equipe de enfermagem, equipe médica, serviço social, exames, instalações da unidade, até o setor de internação do hospital.
Além da ampliação na estrutura física e na quantidade de leitos, o hospital recebeu, na semana passada, quatro novos equipamentos, sendo dois aparelhos de osmose e duas máquinas para hemodiálise.
A diretora-geral do hospital, médica Regiluce Santos, revela que o serviço de hemodiálise será disponibilizado a partir de 2018 para pacientes vítimas de acidente de trânsito e outros traumas de média e alta complexidade. “As pessoas com politraumas desenvolvem insuficiência renal no período de internação e o risco de morte é considerado alto”, explica a diretora.
Ainda de acordo com a médica Regiluce, o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, mostraram muita sensibilidade, mais uma vez, com a autorização do novo serviço no HE do Agreste.
“Com a chegada desses equipamentos o hospital terá autonomia para reforçar o atendimento e promover uma recuperação mais rápida e com qualidade aos pacientes com traumas e politraumas”, concluiu a diretora.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
