Unidade de Emergência do Agreste ganha classificação de hospital
Investimentos do governo estadual viabilizaram condição reconhecida pelo Ministério da Saúde

Inaugurada no ano de 2003, na cidade de Arapiraca, e com média anual de 45 mil atendimentos, a Unidade de Emergência Daniel Houly vivencia uma nova etapa nos seus 14 anos de história.
A antiga Unidade de Emergência do Agreste está sendo elevada a uma nova classificação no Ministério da Saúde, e passa agora a ser Hospital de Emergência Daniel Houly.
Especializado na assistência a vítimas de traumas de média e alta complexidade, o estabelecimento público de saúde vem recebendo importantes investimentos do Governo de Alagoas para atender a mais de 1 milhão de pessoas em 48 municípios das regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.
As obras de triplicação de leitos de urgência e emergência estão com mais de 98% de suas etapas já concluídas. Todo o prédio está passando por reformas em sua estrutura física e recebendo novos e modernos equipamentos.
Mantido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o estabelecimento está passando de 40 para 120 leitos, além de ter garantida a ampliação da área de UTI, que passará de 13 para 20 leitos.
O número de leitos é a maior referência para o governo federal habilitar um estabelecimento de saúde. É considerada de pequeno porte a unidade até 50 leitos. Entre 51 e 150 leitos, a classificação é elevada para hospital de médio porte, exatamente o que está acontecendo na antiga UE do Agreste.
Principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital de Emergência Daniel Houly presta assistência especializada em urgências e emergências provocadas por acidentes de trânsito, ferimentos por arma de fogo ou arma branca, queimaduras, afogamentos, entre outros traumas de média e alta complexidade.
Índice de satisfação
Pelo segundo ano consecutivo, o HE do Agreste tem avaliação positiva dos pacientes em relação à qualidade e eficiência dos serviços prestados. A Pesquisa de Satisfação do Usuário constatou uma evolução no índice de satisfação entre os pacientes entrevistados, passando de 93,1%, no passado, para 98% este ano.
O levantamento avaliou as percepções dos pacientes de todas as faixas etárias, no acolhimento da recepção, equipe de enfermagem, equipe médica, serviço social, exames, instalações da unidade, até o setor de internação do hospital.
Além da ampliação na estrutura física e na quantidade de leitos, o hospital recebeu, na semana passada, quatro novos equipamentos, sendo dois aparelhos de osmose e duas máquinas para hemodiálise.
A diretora-geral do hospital, médica Regiluce Santos, revela que o serviço de hemodiálise será disponibilizado a partir de 2018 para pacientes vítimas de acidente de trânsito e outros traumas de média e alta complexidade. “As pessoas com politraumas desenvolvem insuficiência renal no período de internação e o risco de morte é considerado alto”, explica a diretora.
Ainda de acordo com a médica Regiluce, o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, mostraram muita sensibilidade, mais uma vez, com a autorização do novo serviço no HE do Agreste.
“Com a chegada desses equipamentos o hospital terá autonomia para reforçar o atendimento e promover uma recuperação mais rápida e com qualidade aos pacientes com traumas e politraumas”, concluiu a diretora.
Veja também
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
