Agentes penitenciários são qualificados para intervenção tática no cárcere

Nesta semana, teve início o Curso de Intervenção Tática em Ambiente Prisional, ministrado por agentes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), via Ministério da Justiça.
Com carga horária de 24 horas/aula, a capacitação é dividida em aulas teóricas e práticas. Ao todo, seis instrutores se revezam para prestar orientações e instruções aos 30 agentes penitenciários alagoanos. Rodrigo Prado, agente federal de Execução Penal explica a importância do investimento para os servidores.
“É preciso qualificar o agente, pois não adianta empregar os melhores recursos materiais e esquecer a parte humana. Com essa capacitação, tentamos elevar o nível do servidor, o que reflete no trabalho-fim aperfeiçoado, dando mais segurança para aplicar os procedimentos internos e enxergar melhor seu papel nas unidades. Além disso, a qualificação gera autoestima no servidor penitenciário, que consegue prestar o melhor serviço dentro da legalidade”, completa Prado.
O agente federal disse ainda que esses treinamentos são aplicados para gerenciar crises e restabelecer a tranquiliadade no cárcere, conforme prevê a Lei de Execução Penal.
Treinamento
O instrutor e agente federal de Execução Penal, Rodrigo Prado, disse que a ordem e disciplina são fundamentais para garantir os direitos e garantias dos custodiados.
Para ter algum tipo de atividade laboral nas unidades é preciso primeiro ter segurança. A execução penal atua de forma ampla; não se limita a trancar e destrancar preso. Ela atua na ressocialização, na atividade garantidora dos direitos e dignidade do preso.
Veja também
Últimas notícias

Cabo Bebeto e Alfredo Gaspar participam de caminhada em Brasília a favor da anistia

Vandalismo e furtos deixam Avenida Assis Chateaubriand sem iluminação pública

Vereadora critica alterações nas linhas de ônibus do Forene e defende escuta popular

Virginia compartilha música após suposto fim de relacionamento com Vini Jr.

Ônibus desgovernado colide em carros e causa incêndio em Porto Alegre-RS

Falcão será homenageado em Maceió e entrará para o Hall da Fama do Rei Pelé
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
