Agentes penitenciários são qualificados para intervenção tática no cárcere
Nesta semana, teve início o Curso de Intervenção Tática em Ambiente Prisional, ministrado por agentes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), via Ministério da Justiça.
Com carga horária de 24 horas/aula, a capacitação é dividida em aulas teóricas e práticas. Ao todo, seis instrutores se revezam para prestar orientações e instruções aos 30 agentes penitenciários alagoanos. Rodrigo Prado, agente federal de Execução Penal explica a importância do investimento para os servidores.
“É preciso qualificar o agente, pois não adianta empregar os melhores recursos materiais e esquecer a parte humana. Com essa capacitação, tentamos elevar o nível do servidor, o que reflete no trabalho-fim aperfeiçoado, dando mais segurança para aplicar os procedimentos internos e enxergar melhor seu papel nas unidades. Além disso, a qualificação gera autoestima no servidor penitenciário, que consegue prestar o melhor serviço dentro da legalidade”, completa Prado.
O agente federal disse ainda que esses treinamentos são aplicados para gerenciar crises e restabelecer a tranquiliadade no cárcere, conforme prevê a Lei de Execução Penal.
Treinamento
O instrutor e agente federal de Execução Penal, Rodrigo Prado, disse que a ordem e disciplina são fundamentais para garantir os direitos e garantias dos custodiados.
Para ter algum tipo de atividade laboral nas unidades é preciso primeiro ter segurança. A execução penal atua de forma ampla; não se limita a trancar e destrancar preso. Ela atua na ressocialização, na atividade garantidora dos direitos e dignidade do preso.
Veja também
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
