Agentes penitenciários são qualificados para intervenção tática no cárcere

Nesta semana, teve início o Curso de Intervenção Tática em Ambiente Prisional, ministrado por agentes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), via Ministério da Justiça.
Com carga horária de 24 horas/aula, a capacitação é dividida em aulas teóricas e práticas. Ao todo, seis instrutores se revezam para prestar orientações e instruções aos 30 agentes penitenciários alagoanos. Rodrigo Prado, agente federal de Execução Penal explica a importância do investimento para os servidores.
“É preciso qualificar o agente, pois não adianta empregar os melhores recursos materiais e esquecer a parte humana. Com essa capacitação, tentamos elevar o nível do servidor, o que reflete no trabalho-fim aperfeiçoado, dando mais segurança para aplicar os procedimentos internos e enxergar melhor seu papel nas unidades. Além disso, a qualificação gera autoestima no servidor penitenciário, que consegue prestar o melhor serviço dentro da legalidade”, completa Prado.
O agente federal disse ainda que esses treinamentos são aplicados para gerenciar crises e restabelecer a tranquiliadade no cárcere, conforme prevê a Lei de Execução Penal.
Treinamento
O instrutor e agente federal de Execução Penal, Rodrigo Prado, disse que a ordem e disciplina são fundamentais para garantir os direitos e garantias dos custodiados.
Para ter algum tipo de atividade laboral nas unidades é preciso primeiro ter segurança. A execução penal atua de forma ampla; não se limita a trancar e destrancar preso. Ela atua na ressocialização, na atividade garantidora dos direitos e dignidade do preso.
Veja também
Últimas notícias

O meio-campista Brayann não vai participar da partida contra o Tombose, afirma CSA

MPAL participa de evento com pessoas negras em situação de rua na luta por respeito e inclusão

“Maio Laranja”: MPAL dialoga com diretores de escolas sobre combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Acidente envolvendo quatro carros e uma carreta tanque deixa trânsito interditado em Marechal Deodoro

Ufal suspende concurso público para docente por tempo indeterminado

Prefeitura de Mata Grande cancela evento e decreta luto oficial pela morte de filho de secretário
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
