Destino político de Arapiraca segue indefinido
Validação da candidatura de Luciano Barbosa ainda não tem data para acontecer
Arapiraca segue sem a certeza de que o candidato mais votado nas eleições de 2020, Luciano Barbosa (sem partido), será diplomado no próximo dia 17 de dezembro e, consequentemente, nomeado em 1º de janeiro.
O julgamento da validação da candidatura do candidato e dos vereadores do MDB ainda não tem data para acontecer, e pode ficar de fora das discussões deste ano do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, o assunto não entrou na pauta de discussão do próximo pleno, que será realizado nesta quinta-feira (10).
A diplomação dos candidatos eleitos para prefeito, vice-prefeito e vereadores está programada para o próximo dia 17 de dezembro, mas apenas os que tiverem situação eleitoral definida poderão participar da cerimônia, de acordo com o juiz da 22° Zona Eleitoral, Rômulo Vasconcelos.
Caso não seja julgado antes deste período, Arapiraca iniciará o ano de 2021 sem prefeito, já que o pleno do TRE entra em recesso a partir do dia 18 de dezembro.
Se isso acontecer, o presidente da Câmara Municipal assume, interinamente, a administração municipal, até a resolução do caso por parte do TRE ou do TSE.
Transição
Com o caso indefinido em Arapiraca, o processo de transição segue sem acontecer.
Durante entrevista concedida ao jornalista Luciano Amorim, o prefeito eleito sub judice, Luciano Barbosa, afirmou que a transição ainda não foi iniciada.
"A transição não está sendo feita como eu gostaria, com reunião entre as partes, com acesso aos dados, com transparência e tranquilidade. Isso é importante para que possamos tomar decisões a partir do primeiro dia de governo, calcadas na receita e nas despesas do Município", disse ele durante transmissão ao vivo.

Em contato com a prefeitura de Arapiraca, a assessoria de comunicação do Município informou que a prefeita Fabiana Pessoa, a partir de orientações da Procuradoria Geral do Município, irá acatar às recomendações da 4ª Promotoria de Justiça, mas a partir de definição jurídica em relação às eleições municipais de Arapiraca, que continua indefinida.
Novas Eleições
Outros casos de candidatos eleitos sub judice aguardam decisões judiciais pelo Brasil. Um desses, inclusive, foi julgado no início de dezembro.
Trata-se do candidato eleito pelo DEM em Bom Jesus de Goiás, Adair Henrique da Silva. Ele foi o candidato mais votado no município, recebendo 50,26% dos votos válidos.
Por decisão unânime do TSE, a candidatura de Adair Henrique foi negada e a eleição para prefeito e vice-prefeito na cidade goiana anulada. O pleno determinou a realização de novas eleições majoritárias na cidade, em data a ser definida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) em 2021.
Veja também
Últimas notícias
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida foi condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
