Datafolha: 65% consideram atos de 8/1 vandalismo; para 30%, tentativa de golpe
Foram ouvidas 2.002 pessoas de 16 anos ou mais em 147 municípios pelo Brasil nos dias 19 e 20 de março
Para 65% dos brasileiros, o ataque às sedes dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023, foi um ato de vandalismo, de acordo com levantamento do Instituto Datafolha divulgado nesta sexta-feira (29).
Conforme revela a pesquisa, em contraste, 30% dos entrevistados acreditam que o ataque foi uma tentativa de golpe de Estado contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Outros 5% não souberam responder.
Foram ouvidas 2.002 pessoas de 16 anos ou mais em 147 municípios pelo Brasil nos dias 19 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Veja o cenário apresentado pelo Datafolha
Afirmam que ataques de 8 de janeiro foram uma tentativa de golpe: 30%
Afirmam que ataques de 8 de janeiro foram um ato de vandalismo: 65%
Não sabem: 5%
63% dos brasileiros rejeitam anistia a responsáveis pelos ataques
O Datafolha questionou ainda os entrevistados a respeito de uma possível anistia aos responsáveis pelos atos criminosos.
A ideia, defendida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e por parlamentares da oposição, é rejeitada por 63% dos brasileiros.
Em contrapartida, 31% são favoráveis ao perdão. Já 2% se dizem indiferentes à medida. Por fim, 4% não souberam responder.
STF condenou mais de 100 pessoas pelos ataques
Até o momento, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou 116 pessoas por participarem da invasão e depredação dos prédios em Brasília. Foram instauradas 1.354 ações penais contra participantes dos atos criminosos.
Deste total, 1.113 ações foram suspensas para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) avalie a possibilidade de firmar acordos com réus acusados dos crimes menos graves.
O ministro Alexandre de Moraes já validou dezenas de acordos que impedem a condenação dos acusados desde que eles cumpram regras como, por exemplo: participar de curso sobre democracia, pagar multa e prestas serviços à comunidade.
Veja também
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
