HEA capta córneas e rins e dá chance de nova vida a quatro pessoas em Alagoas
Procedimento ocorreu depois que a família de uma mulher de 28 anos, que sofreu AVC e evoluiu para morte encefálica, autorizou a doação
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, realizou mais uma captação múltipla de órgãos e tecidos. A doadora é uma mulher de 28 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Em um momento marcado pela despedida, a família autorizou a doação e abriu caminho para que outras vidas tivessem novas perspectivas de tratamento.
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) conduziu todas as etapas do processo seguindo os protocolos estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O procedimento resultou na captação de duas córneas e dois rins, destinados a pacientes de Alagoas que aguardavam por transplante.
A ação foi coordenada pela Organização de Procura de Órgãos (OPO) do HEA, que atua de forma integrada com a Central de Transplantes de Alagoas. Com isso, foi garantido que cada etapa acontecesse com segurança, agilidade e respeito às famílias envolvidas.
Com essa captação, o HEA chega a sete procedimentos em sua história, sendo cinco realizados somente em 2025. O número representa o esforço conjunto de equipes treinadas e a sensibilidade das famílias que compreendem o impacto da doação de órgãos na vida de outras pessoas.
O enfermeiro Andervan Leão, coordenador da CIHDOTT, destacou a importância do diálogo familiar e do trabalho desenvolvido. “A decisão pela doação nasce da conversa dentro de casa. É um ‘sim’ que muda destinos. Agradeço a cada profissional pelo compromisso e pelo respeito demonstrado em cada etapa. Chegar à sétima captação reafirma nosso propósito de cuidar e transformar vidas”, frisou.
A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, destacou o valor da decisão da família e o empenho das equipes. “A família da doadora fez um gesto de grandeza ao autorizar a doação em um momento tão delicado. Esse ato oferece esperança a quem aguarda por um transplante. Agradeço às equipes pelo cuidado e à família por permitir que a vida siga adiante por meio da doação”, enfatizou.

Veja também
Últimas notícias
Tragédia na AL-220: colisão deixa seis mortos, incluindo criança e recém-nascido, no Sertão de Alagoas
Homem é preso por violência doméstica contra companheira grávida em Arapiraca
Quadrilha armada invade festa, faz reféns e jovem é morto em Anadia
Trump ameaça vice venezuelana e diz que ela pode "pagar preço maior"
Forças armadas da Venezuela reconhecem Delcy Rodríguez como presidente interina
Yasmin Sensação é anunciada como atração surpresa do Verão Massayó
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
