Caso Abinael: ?Justiça marca audiência de instrução dos acusados para o mês de maio
Corpo do jovem desaparecido no dia 15 de junho foi encontrado em um canavial no município de Rio Largo
O magistrado Galdino José Amorim Vasconcellos, da 3ª Vara de Rio Largo, marcou para o dia 17 de maio, às 9h, a audiência de instrução de Ericksen Dowel da Silva Mendonça, Deivison Bulhões da Rosa Santos, Jonatas Barbosa de Oliveira e Jalves Ferreira da Silva. Eles são acusados de sequestrar e assassinar Abinael Ramos Saldanha, de 25 anos, em junho de 2016.
Os réus foram denunciados pelo crime de homicídio qualificado por motivo torpe, emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima e para assegurar a ocultação de outro crime, além dos crimes de ocultação de cadáver e dano qualificado. O réu Jalves Ferreira da Silva também foi denunciado pelo crime de furto.
Devido ao alto número de audiências com réus presos não realizadas em 2016, sob o argumento de que inexistia efetivo de agentes suficiente para a realização do deslocamento dos réus presos para a Comarca de Rio Largo, o juiz determinou que a audiência seja realizada por meio de videoconferência, atendendo ao princípio da celeridade processual e assegurando os interesses da defesa dos acusados.
“Convém ressaltar que a realização da presente audiência pelo sistema de videoconferência atende aos requisitos previstos no artigo 185, § 2º, I, do Código de Processo Penal, haja vista que a inexistência de efetivo de agentes penitenciários para a promoção da escolta e deslocamentos dos acusados, da unidade prisional em que se encontram segregados até esta Comarca, causa significativos riscos à segurança pública, em razão da eminente possibilidade de fuga, diante da fragilidade estatal”, justificou o magistrado.
Entenda o caso
Abinael Ramos Saldanha foi visto pela última vez no dia 15 de junho de 2016. Após buscas da família e diligências policiais, o desfecho foi revelado e o corpo encontrado na zona rural de Rio Largo, próxima à Usina Santa Clotilde, na noite do dia 22.
Segundo os legistas, o cadáver se encontrava em estado avançado de decomposição e, por conta disso, não permitiria reconhecimento visual por parte da família. Após necropsia e exames mais detalhados, o IML revelou se tratar do desaparecido e uma coletiva de imprensa foi convocada para esclarecer o caso.
A morte do jovem foi encomendada por R$ 6 mil pelo próprio companheiro de trabalho de Abinael, Ericksen Dowell. O crime teria sido motivado por inveja profissional.
Veja também
Últimas notícias
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Deputada Gabi Gonçalves entrega Placa de Patrimônio Cultural e Imaterial de Alagoas à tapioca da Dona Rosa, em Rio Largo
Morre a atriz Titina Medeiros, a Socorro de 'Cheias de Charme', aos 48 anos
Colisão entre carro e moto deixa jovem de 22 anos ferido em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
