Caso Abinael: ?Justiça marca audiência de instrução dos acusados para o mês de maio
Corpo do jovem desaparecido no dia 15 de junho foi encontrado em um canavial no município de Rio Largo
O magistrado Galdino José Amorim Vasconcellos, da 3ª Vara de Rio Largo, marcou para o dia 17 de maio, às 9h, a audiência de instrução de Ericksen Dowel da Silva Mendonça, Deivison Bulhões da Rosa Santos, Jonatas Barbosa de Oliveira e Jalves Ferreira da Silva. Eles são acusados de sequestrar e assassinar Abinael Ramos Saldanha, de 25 anos, em junho de 2016.
Os réus foram denunciados pelo crime de homicídio qualificado por motivo torpe, emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima e para assegurar a ocultação de outro crime, além dos crimes de ocultação de cadáver e dano qualificado. O réu Jalves Ferreira da Silva também foi denunciado pelo crime de furto.
Devido ao alto número de audiências com réus presos não realizadas em 2016, sob o argumento de que inexistia efetivo de agentes suficiente para a realização do deslocamento dos réus presos para a Comarca de Rio Largo, o juiz determinou que a audiência seja realizada por meio de videoconferência, atendendo ao princípio da celeridade processual e assegurando os interesses da defesa dos acusados.
“Convém ressaltar que a realização da presente audiência pelo sistema de videoconferência atende aos requisitos previstos no artigo 185, § 2º, I, do Código de Processo Penal, haja vista que a inexistência de efetivo de agentes penitenciários para a promoção da escolta e deslocamentos dos acusados, da unidade prisional em que se encontram segregados até esta Comarca, causa significativos riscos à segurança pública, em razão da eminente possibilidade de fuga, diante da fragilidade estatal”, justificou o magistrado.
Entenda o caso
Abinael Ramos Saldanha foi visto pela última vez no dia 15 de junho de 2016. Após buscas da família e diligências policiais, o desfecho foi revelado e o corpo encontrado na zona rural de Rio Largo, próxima à Usina Santa Clotilde, na noite do dia 22.
Segundo os legistas, o cadáver se encontrava em estado avançado de decomposição e, por conta disso, não permitiria reconhecimento visual por parte da família. Após necropsia e exames mais detalhados, o IML revelou se tratar do desaparecido e uma coletiva de imprensa foi convocada para esclarecer o caso.
A morte do jovem foi encomendada por R$ 6 mil pelo próprio companheiro de trabalho de Abinael, Ericksen Dowell. O crime teria sido motivado por inveja profissional.
Veja também
Últimas notícias
Vizinho é preso em flagrante após invadir casa e abusar de crianças sozinhas em Rio Largo
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Recusa sexual termina com mulher agredida, enforcada e arrastada pelos cabelos em Feira Grande
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
