Meio ambiente

PF deflagra Operação Tenetehara no Pará

Por Ascom/PF 30/08/2018 12h12
PF deflagra Operação Tenetehara no Pará
As investigações se iniciaram no início do corrente ano com o intuito de identificar responsáveis por desmatamento no interior da terra indígena. - Foto: iStock.com / Mr_Blue69

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de quinta-feira (30), a Operação Tenetehara com o objetivo de desarticular esquema criminoso de extração e comércio ilegal de madeiras provenientes de terra indígena do Alto do Rio Guamá. Estão sendo cumpridos dez mandados judiciais, sendo cinco mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão, nos municípios de Belém, Viseu e Santa Luzia do Pará.  

As investigações se iniciaram no início do corrente ano com o intuito de identificar responsáveis por desmatamento no interior da terra indígena. Foram localizadas quatro madeireiras que operavam clandestinamente, retirando ilegalmente madeira de área federal e comercializando o produto do crime em municípios do Pará, Estados do Nordeste, além do Rio de Janeiro. 

No período das investigações também foi realizada fiscalização pela SEMAS com o objetivo de apreender os produtos florestais extraídos e comercializados ilegalmente, bem como auxilar na materialidade delitiva dos crimes investigados. 
A Polícia Federal estima que, por mês, eram retirados da área aproximadamente 4 mil metros cúbicos de madeira, o que representa em termos financeiros o montante de R$ 2.200.000,00 (dois milhões e duzentos mil reais). 

Participam da operação 28 policiais federais. Os investigados responderão, além dos crimes ambientais, pelos crimes de receptação qualificada, corrupção ativa e passiva, com pena máxima de até 12 anos de reclusão.

O nome da operação faz referência à tribo habitante na Terra Indígena e significa “donos do cocar”.