Música transforma a vida de aluno autista em Maceió
Na área de educação, além das atividades curriculares também são ofertadas atividades complementares, como: capoeira, coral, jazz, pastoril, banda de percussão e balé.
A Associação Pestalozzi de Maceió, atende pessoas com deficiência há 41 anos na cidade, através da educação, assistência social e saúde. Na área de educação, além das atividades curriculares também são ofertadas atividades complementares, como: capoeira, coral, jazz, pastoril, banda de percussão e balé.
Willams dos Santos Silva tem 22 anos, é autista, frequenta as aulas no Centro de Atendimento Educacional Especializado Genilda Porto, e há dois anos faz parte do coral "Canta e Encanta", projeto de musicoterapia da unidade. O trabalho é realizado pelo instrutor Taciano Santos e visa promover a interação dos alunos com a música, com a família e com o público, além de auxiliar no tratamento clínico.
"É maravilhoso ver um autista diante de uma plateia e sentir-se à vontade quando se apresenta. A música tem o poder de transformar vidas, e vivenciar essa transformação de perto é gratificante, pois sei que o trabalho que desenvolvo todos os dias pela inclusão da pessoa com deficiência, tem mudado a vida dos meus alunos”, declarou o instrutor, Taciano Santos.
O Transtorno do Espectro Autista normalmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete a comunicação e interação social da criança. Além de frequentar a escola, Willams também recebe atendimento de saúde e assistência social na instituição.
De acordo com a psicóloga, Maria Lúcia Sidor, é um grande orgulho ver a evolução desse usuário. ”Quando Willams chegou até a nossa equipe, ele tinha muita dificuldade de interação, e hoje, principalmente nos aspectos sociais mostra-se participativo, através da exposição dos seus gostos e interesses, um deles é a música”, afirmou Maria Lúcia.
O coral “Canta e Encanta”, existe há 12 anos e faz parte das atividades do Centro de Atendimento Educacional Especializado Genilda Porto. O coral é composto por 40 alunos com vários tipos de deficiência. Nesse período natalino se apresentam em shoppings, escolas e em festas. O repertório é composto por músicas populares, natalinas e de cantores locais.
Veja também
Últimas notícias
PM frusta ataque de organizada em dia de clássico e prende suspeito com drogas e soco inglês
Flanelinha é preso após ameaçar policial penal próximo ao Estádio Municipal de Arapiraca
Menino autista desaparece e é encontrado morto em córrego no Feitosa; abuso sexual é investigado
Armas artesanais são apreendidas em galpão na zona rural de Taquarana
Homem é perseguido e assassinado a tiros no meio da rua em Arapiraca
Escola de samba que homenageou Lula é rebaixada para a Série Ouro
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
