Concurseiros denunciam contratações irregulares na prefeitura de Joaquim Gomes
Prestadores de serviço teriam sido contratados sem a realização de concurso público
Um grupo de concurseiros procurou o 7Segundos, nessa segunda-feira (03), para denunciar contratações irregulares pela prefeitura do município de Joaquim Gomes, na zona da mata de Alagoas. Segundo a denúncia, a gestão municipal está priorizando contratar terceirizados e não convoca, nem nomeia aprovados no último concurso público, realizado em abril do ano passado. Existem vagas disponíveis em várias áreas, no entanto, diversos classificados não são chamados para suprir tais lacunas.
"Mais de um ano já se passou e muitos aprovados não podem exercer as suas funções por causa de acordos políticos. Existe contrato praticamente em todos os cargos e o pior de tudo isso é que precisamos ingressar com ação judicial para tentar garantir nossa vaga, situação essa nem um pouco fácil, porque nem todos têm acesso a provas e muitas delas são modificadas pra deturpar os fatos e as comprovações", denunciou uma concurseira, que preferiu não se identificar.

Ainda segundo a jovem, inúmeras denúncias foram protocoladas no Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) informando sobre tais irregularidades. Ela revela, ainda, que recentemente a prefeitura havia divulgado uma lista com a exoneração de servidores contratados, porém nega que isso tenha acontecido. "Como a prefeitura anexa que demitiu os profissionais, se eu tenho acesso a informações totalmente contrárias? Se eu tenho provas? Se existem vínculos que foram renovados em março de 2020?", questiona.

Psicólogos teriam sido contratados sem a realização de concurso - Fonte: DataSus
A preocupação dos concurseiros é com a validade do concurso, que se encerra em 2021. "Queria respeitosamente pedir um pronunciamento do Ministério Público dentro de sua competência, para elucidar o que de fato ocorre dentro do município há muito tempo. A gente vai esperar até quando? Daqui a pouco vem as eleições, o prazo de validade do concurso se esgota e a gente que estudou e passou fica como?", enfatizou outra denunciante.
O 7Segundos procurou a assessoria de comunicação da prefeitura municipal de Joaquim Gomes e questionou sobre tais irregularidades. Em contato com o procurador do município, a prefeitura nos informou que todas as vagas foram preenchidas pelos aprovados, e que o município vem seguindo tudo dentro da lei. A reportagem também pediu esclarecimentos sobre as denúncias de contratações irregulares, mas não obteve resposta até a publicação do texto.
O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) também foi contatado pela equipe de reportagem. Por meio da assessoria de comunicação, o promotor de justiça da comarca de Joaquim Gomes, Paulo Barbosa informou que está tratando sobre as denúncias em um inquérito civil público que já foi instaurado.
Veja também
Últimas notícias
Em tom de campanha, Renan Filho oficializa pré-candidatura com críticas a Téo Vilela
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 52 milhões
Jovem é assassinado e mais dois sofrem tentativa de homicídio após confusão em Jundiá
Ratinho vira réu da Justiça Eleitoral após ataques à deputada
Jovens se escondem embaixo de carro e são presos após cometeram assalto em Maceió
Cinegrafista da Band Minas morre, e repórter fica ferida em acidente na BR-381
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
