Política

Maragogi adere ao programa de universalização do saneamento básico

Prefeito Sérgio Lira assinou ao convênio de cooperação

Por 7Segundos, com Assessoria 22/06/2021 09h09 - Atualizado em 22/06/2021 16h04
Maragogi adere ao programa de universalização do saneamento básico
Maragogi adere ao programa de universalização do saneamento básico - Foto: Assessoria

O município de Maragogi aderiu ao Convênio de Cooperação com o Governo do Estado para a regionalização do planejamento, organização, gestão, fiscalização e regulação dos serviços de fornecimento de água e esgotamento sanitário. O prefeito Fernando Sérgio Lira Neto (Progressistas – PP) assinou nesta segunda-feira (21), em Maceió, a adesão ao programa.

O encontro no Palácio República dos Palmares, no Centro da capital alagoana, reuniu os gestores dos municípios da Zona da Mata e da Região Norte do Estado. Na ocasião, Sérgio Lira também representou a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), entidade da qual é vice-presidente.

De acordo com o vice-prefeito de Maragogi, Gabriel Vasconcelos, com a assinatura da concessão do saneamento, o município terá em 5 anos, 100% de atendimento para água e 11 anos para 100% do esgoto. Ele informou que o valor da outorga será todo reinvestido nas obras de infraestrutura do município e ainda terá direito a executar obras com a outorga advinda da empresa que ganhar a concessão.

O evento em Maceió contou também com a participação do governador Renan Filho e dos secretários de Estado da Infraestrutura, Maurício Quintella; da Fazenda, George Santoro e da Gestão e Planejamento, Fabrício Marques.

Com a assinatura do documento, os municípios trabalharão junto ao Estado para garantir a universalização dos serviços até 31 de dezembro de 2033, como diz o Novo Marco Legal do Saneamento Básico. A AMA participou dos debates iniciais de construção do programa e destaca dois pleitos importantes e que foram atendidos pelo governador, como 100% das outorgas revertidas para os municípios e a obrigatoriedade das conclusões das obras do serviço até 2024.