IMA embarga obra tocada por consórcio intermunicipal no Sertão de Alagoas
Órgão de proteção ambiental faz alerta

A construção dos aterros sanitários é uma das principais soluções apontadas para resolver o problema dos lixões a céu aberto. Entretanto, os técnicos do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) alertam que a necessidade não faz com que seja permitido o descumprimento do que preceitua a legislação ambiental.
O alerta é feito por causa da autuação e do embargo à obra do aterro que estava sendo construído pelo Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Sertão de Alagoas (CRERSSAL), no município de Delmiro Gouveia.
Após receber denúncias, a equipe de fiscalização do IMA/AL encontrou a construção que estava sendo realizada sem licença ambiental.
Além do embargo à obra, os responsáveis pelo consórcio formado pelos municípios de Água Branca, Canapi, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Pariconha e Olho d’Água do Casado receberam uma autuação, classificada como grave, e multa por da falta de licença estipulada em R$ 274.708,72.
O consórcio tem o prazo de 20 dias para apresentar defesa e a regularização só vai acontecer com os trâmites legais para o licenciamento.
“Estavam construindo o que dizem que seria um aterro e já iam instalar uma lona no que seria uma célula”, comentou Pollyana Gomes, gerente de Monitoramento e Fiscalização do IMA/AL.
O aterro estava sendo feito no mesmo lugar onde funciona o lixão de Delmiro Gouveia. Segundo divulgação de um dos responsáveis pela área, o local já recebia os resíduos do município sede do consórcio e, em um prazo de 45 dias, iria receber os resíduos de todos os municípios da região.
De acordo com o IMA, no local não há estrutura que demonstre a existência de um aterro sanitário e, apesar do interesse do órgão estadual na solução do problema dos lixões, inclusive pela necessidade de atendimento ao que determina a legislação, a obra precisa ser feita respeitando as normas legais, inclusive o passo a passo do licenciamento.
Veja também
Últimas notícias

Moradores se revoltam com sequestro de recém-nascida e bloqueiam a BR-101 em Novo Lino

WhatsApp caiu? Usuários relatam problemas no aplicativo; entenda

Prefeitura de Maceió amplia combate ao descarte irregular de lixo com sete Ecopontos

Homem contesta paternidade de filho com garota de programa em Arapiraca

Suspeitos de tráfico de drogas são presos durante ações da PM em Maceió e Murici

Maceió oferece fisioterapia pélvica pelo SUS pela primeira vez no Pam Salgadinho
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
