Hospital de Arapiraca promove ação com mães e bebês da UCI Canguru
Ações fazem parte do Novembro Roxo

Com objetivo do desenvolvimento do bebê e da formação do vínculo afetivo familiar, o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, agreste alagoano, realizou nesta semana uma ação preparativa para o Novembro Roxo, que marca a importância da conscientização e a luta para prevenir o parto prematuro.
Na ação, mães e bebês internados na UCI Canguru participaram de momentos de descontração e interação. Na oportunidade, houve caminhada no binômio, banho de sol e roda de conversa sobre a importância do método Canguru.
A atividade foi acompanhada pelas enfermeira Andrade, as psicólogas Morgana Lúcio e Emylia Ferreira, e Andréa Lima, coordenadora do Complexo Neo, que fez questão de destacar a iniciativa. “Esses são momentos afetivos, que estimulados a partir da maternidade geram mais ligação entre mães e filhos”, falou Lima.
Para celebrar o Novembro Roxo, o Hospital Regional estará promovendo a Semana Prematuridade, a partir da segunda-feira, dia 11. As ações acontecerão no Complexo Neonatal e UCI Canguru e serão realizadas até a sexta-feira, 15.
Na programação, momentos de terapia e dança, orientação sobre banhos, alimentação e cuidados com o bebê; rodas de conversas com avós e pais, sessão de fotos de bebês “super-heróis”, depoimentos, palestras e sessão de alongamentos.
Caminhada
No dia 17, o Hospital promoverá também a 1ª Caminhada de Conscientização da Prematuridade. O trajeto acontecerá no Bosque das Arapiracas, com saída da área próxima a Fonte, a partir das 16h. Entres os convidados, profissionais e mães com bebês que nasceram prematuros e estiveram internados dos no Complexo Neonatal.
“Será um evento simbólico e está sendo organizado de forma muito carinhosa e cheia de cuidados”, afirmou a Coordenadora do Núcleo de Humanização, Eliane Félix.
Novembro Roxo
Neste mês comemora-se o Dia Mundial da Prematuridade, celebrado globalmente no dia 17. No Brasil, segundo o inquérito nacional sobre partos e nascimentos, feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e divulgado em dezembro de 2016, a taxa de prematuridade é de 11,5%, quase duas vezes superior à observada nos países europeus. Deste percentual, 74% são prematuros tardios (nascidos entre a 34ª e 36ª semana gestacional).
Veja também
Últimas notícias

Bolão feito em Arapiraca ganha mais de R$ 86 mil na Mega-Sena

Saúde reforça serviço de Disque Denúncia para informar sobre animais peçonhentos

‘Adolescência’ reforça importância do PL de Daniel Barbosa sobre violência de gênero nas escolas

Adolescente de 17 anos fica ferida após cair de caminhão em União dos Palmares

Aviação pública de Alagoas garante transporte seguro para criança com Tetralogia de Fallot

Homem é encontrado morto com marcas de tiros e mãos amarradas em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
