Religião

[Vídeo] Com portas fechadas, fiéis rezam na porta da igreja e realizam festa do Padroeiro em Traipu

De acordo com a população o Padre mandou a igreja ficar fechada por três dias

Por 7 Segundos 27/12/2019 18h06
[Vídeo] Com portas fechadas, fiéis rezam na porta da igreja e realizam festa do Padroeiro em Traipu
Fiéis mantiveram a tradição e rezaram na porta da igreja da comunidade Santa Cruz, em Traipu - Foto: Cortesia

A comunidade católica de Santa Cruz, povoado da cidade de Traipu, região agreste de Alagoas, está revoltada. A população diz que o Padre Geraldo mandou que as portas da Igreja ficassem fechadas para que não ocorresse a festa de Bom Jesus dos Aflitos, padroeiro da comunidade.

De acordo com a denúncia, a igreja ficou fechada de 23 a 25 de dezembro e a festa aconteceu do lado de fora da igreja. A festa do Bom Jesus dos Aflitos acontece a mais de 100 anos ininterruptos, todo dia 25 de dezembro. “Os fiéis desta comunidade têm um apresso e uma fé grandiosa pelo nascimento do menino Jesus e fazem suas orações de agradecimento pelo ano produtivo e pedem proteção para o ano que se aproxima, principalmente na noite de natal. Mas neste ano não foi possível, pois o então sacerdote pediu à comissão da igreja que fechassem as portas da igreja durante os dias de festividades do Bom Jesus dos Aflitos e estavam proibidos de abri-la, onde todas a chaves da igreja foram recolhidas pelo Seminarista desta comunidade, que participa do Seminário Mater Ecclesiae em Itapecerica da Serra – SP e do qual está em férias do mesmo”, diz a postagem em uma rede social.

“Um ato de injustiça para essa população que ficou indignada com tais feitos, por essas pessoas que deveriam levar a palavra de Deus, mas que na verdade são motivos de divisão na comunidade e da igreja Católica deste distrito. No entanto, a comunidade não se calou e no dia 25/12/2019 foram REZAR A NOVENA DE NATAL NA PORTA DA IGREJA, MESMO ELA ESTANDO FECHADA, e alguns representantes da comunidade pagaram os tocadores que ficaram do lado de fora da igreja no sol quente durante todo o dia celebrando a chegada do menino Jesus”, continua a postagem.

Segundo a comunidade os motivos do Padre Geraldo seriam a reforma da igreja e a mudança de data das festividades do padroeiro.

Em entrevista à Rádio 96FM, nesta sexta-feira (27), o pároco afirmou que aconteceu um adiamento da festa. “Não por minha vontade e nem da comissão da igreja, mas devido a problemas externos no entorno da igreja, a tal ponto para me preocupar com a integridade física, porque recebi ameaças, e assim perdeu o sentido de realizarmos nesse momento a festa do nosso padroeiro”.

O Padre Geraldo disse ainda que não tem interesse em reformar a igreja e sim de construir um centro paroquial. “Eu não entendi o motivo dessa conversa, no dia 20 foi colocado uma nota explicando os detalhes explicando essa preocupação com as ameaças. E com relação a festa externa, não cabe ao pároco da igreja se preocupar com o evento porque é de responsabilidade da prefeitura. Em nenhum momento foi intenção em cancelar, mas muitas pessoas não têm preocupação com a festa em si, mas com a parte externa, as atrações musicais”.

O pároco explicou que as decisões devem ser tomadas pelo conselho e que apenas 200 pessoas frequentam a igreja, disse ainda que no último domingo (22) esteve na comunidade e ninguém o procurou.

Veja o vídeo: