Deputados criticam projeto de lei municipal que insere aposentados no fundo previdenciário
Projeto de Lei tem o proposito de minimizar o déficit do Fundo Financeiro e trazer uma economia mensal de mais de três milhões de reais para a SEMEC;
Os deputados presentes na sessão desta terça-feira (27), na Assembleia Legislativa de Alagoas aproveitaram a oportunidade para discutir sobre um Projeto de Lei da prefeitura que transfere mais de mil aposentados e pensionistas para o Fundo previdenciário, que é uma garantia de aposentadoria para os servidores do município.
O assunto discutido hoje na assembleia preocupou muitos deputados, um deles foi Ronaldo Medeiros (PMDB) que assumiu a tribuna para denunciar a situação. Segundo ele, alguns servidores o procuraram pedindo para rever o projeto de lei, que foi colocado em votação nesta terça na câmara dos vereadores de Maceió.
De acordo com Ronaldo, a mudança mexe com o fundo financeiro do município que foi criado em 2004 para que todos os concursados contribuíssem de forma a garantir o recurso futuramente. Antes, segundo ele a contribuição iria para o Fundo Financeiro, que é deficitário, porque os recursos foram utilizados para outras finalidades.
“É um crime muito grande. Não se pode transferir de um Fundo para o outro sem compensação, principalmente colocar pessoas já aposentadas que não contribuem, o servidor atual acaba ficando sem garantia”, critica.
A prefeitura quer colocar 817 aposentados e 258 pensionistas no Fundo Previdenciário, mas a medida pode comprometer o pagamento dos servidores no futuro, o que pode trazer um prejuízo de até 610 milhões de reais e não um superávit de 360 mil reais.
Pedalada Previdênciária
O deputado Galba Novaes (PMDB) , acredita que o projeto é uma pedalada previdenciária. Ele questiona o cálculo para alcançar o excedente de 360 milhões no plano de amortização e revelou que o projeto diligenciado que também não foi consultado pela previdência teve sua publicação no Diario Oficial do Estado sem uma reunião previa com a Comissão de Justiça.
“O que esta acontecendo em Maceió é o desequilíbrio do plano financeiro que hoje traz benefícios para os servidores, mas essa medida pode falir a previdência do município” Critica o deputado que informou que o projeto já foi levado para a CPI da previdência.
Últimas notícias
Sem resolver problemas da água, Águas do Sertão/CONASA recorre à Justiça para iniciar obras de esgoto em Penedo
Carro desgovernado atinge muro de residência e deixa feridos em Joaquim Gomes
CPMI cancela sessão após investigados apresentarem atestado e habeas corpus
Doze imóveis seguem interditados após explosão em São Paulo
Investimento do Governo de Alagoas na Grande Maceió vai gerar 42 mil empregos diretos
Polícia Civil descarta versão de legítima defesa em caso de morte de médico em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
