Deputados criticam projeto de lei municipal que insere aposentados no fundo previdenciário
Projeto de Lei tem o proposito de minimizar o déficit do Fundo Financeiro e trazer uma economia mensal de mais de três milhões de reais para a SEMEC;
Os deputados presentes na sessão desta terça-feira (27), na Assembleia Legislativa de Alagoas aproveitaram a oportunidade para discutir sobre um Projeto de Lei da prefeitura que transfere mais de mil aposentados e pensionistas para o Fundo previdenciário, que é uma garantia de aposentadoria para os servidores do município.
O assunto discutido hoje na assembleia preocupou muitos deputados, um deles foi Ronaldo Medeiros (PMDB) que assumiu a tribuna para denunciar a situação. Segundo ele, alguns servidores o procuraram pedindo para rever o projeto de lei, que foi colocado em votação nesta terça na câmara dos vereadores de Maceió.
De acordo com Ronaldo, a mudança mexe com o fundo financeiro do município que foi criado em 2004 para que todos os concursados contribuíssem de forma a garantir o recurso futuramente. Antes, segundo ele a contribuição iria para o Fundo Financeiro, que é deficitário, porque os recursos foram utilizados para outras finalidades.
“É um crime muito grande. Não se pode transferir de um Fundo para o outro sem compensação, principalmente colocar pessoas já aposentadas que não contribuem, o servidor atual acaba ficando sem garantia”, critica.
A prefeitura quer colocar 817 aposentados e 258 pensionistas no Fundo Previdenciário, mas a medida pode comprometer o pagamento dos servidores no futuro, o que pode trazer um prejuízo de até 610 milhões de reais e não um superávit de 360 mil reais.
Pedalada Previdênciária
O deputado Galba Novaes (PMDB) , acredita que o projeto é uma pedalada previdenciária. Ele questiona o cálculo para alcançar o excedente de 360 milhões no plano de amortização e revelou que o projeto diligenciado que também não foi consultado pela previdência teve sua publicação no Diario Oficial do Estado sem uma reunião previa com a Comissão de Justiça.
“O que esta acontecendo em Maceió é o desequilíbrio do plano financeiro que hoje traz benefícios para os servidores, mas essa medida pode falir a previdência do município” Critica o deputado que informou que o projeto já foi levado para a CPI da previdência.
Últimas notícias
Cibele vai às ruas e defende permanência de 158 alunos da Uncisal
Dra. Eudócia acusa Renan Filho de prejuízo bilionário em embate no Senado
Prefeita Marcela recebe trator equipado da Codevasf para Novo Lino
Vídeo mostra tio-avô entrando em mata com menino e saindo sozinho em Maceió
Motorista perde o controle e carro cai dentro de piscina de espaço de lazer
PSD Alagoas ainda não sabe se apoia Caiado ou Lula
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
