Complexo Tarcizo Freire garante ampliação do atendimento na equoterapia por meio de parceria com a Sesau
A equoterapia do Complexo atua junto á uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, auxiliares guias e laterais
Visando aumentar sua capacidade de atendimento na área de equoterapia, O Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire está reforçando ainda mais as parcerias com o Governo do Estado de Alagoas através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Por isso uma equipe da secretaria esteve, nesta quinta-feira (9), realizando uma visita técnica a instituição para conhecer de perto os serviços ofertados as pessoas com deficiência.
A equoterapia do Complexo atua junto á uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, auxiliares guias e laterais, além de equitador e baieiro, que realizam mais de 20 mil atendimentos anuais, sendo 420 por semana e 1.680 mensais entre crianças, jovens e adultos. Com a contratualização a instituição terá condições de aumentar o número de atendimentos em sua sede que atua na reabilitação psicomotora das pessoas.
Para o fundador da entidade, o deputado estadual Tarcizo Freire, a parceria é uma forma de fortalecer a área social e assegurar que, outras pessoas que necessitam dos serviços de equoterapia sejam atendidas, já que a demanda é grande e o Complexo atende pessoas de diversos municípios do Estado.
“A parceria é uma forma de melhorar e fortalecer o atendimento na área de equoterapia, além garantir que outras pessoas tenham acesso ao tratamento que é tão importante para a qualidade de vidas dos seus usuários”, destacou Tarcizo.
Para finalizar, o parlamentar disse ainda que acredita que o Governo do Estado vai se sensibilizar ainda mais, para que a instituição tenha condições de dobrar seus atendimentos na área de equoterapia.
Equoterapia
A equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências. O tratamento trabalha em prol da reabilitação física e mental dos praticantes. O contato com o cavalo oferece melhoras também àqueles com algum tipo de distúrbio neurológico, sendo recomendados a portadores da síndrome de Down, esclerose múltipla e autismo. Auxilia ainda no tratamento de crianças com hiperatividade ou muito agitadas, assim como daquelas com dificuldade de concentração.
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
