Max Beltrão defende proposta para que isentos de taxa no Enem 2020 possam ter a isenção em 2021
O projeto visa garantir que os alunos que pediram a isenção da taxa e não compareceram devido à pandemia, possam ter o benefício de isenção em 2021

O deputado federal Marx Beltrão é um dos autores do Projeto de Lei (PL) 1967/21. A proposta, já em tramitação na Câmara, garante que os candidatos isentos do pagamento de taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, mas que não compareceram na prova devido à pandemia da Covid-19, possam ter novamente o benefício da isenção em 2021. O prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem se encerrou na última sexta-feira (28), mas o edital do Exame neste ano não previa isentar do pagamento quem faltou à prova em 2020 devido ao medo ao risco de se aglomeração e contaminação com o novo coronavírus.
“Sabemos que a isenção do pagamento da taxa do Enem já existe para determinados candidatos oriundos da rede pública ou carentes, por exemplo, segundo o próprio edital do Exame. Contudo o edital do Enem de 2021 foi muito claro: quem teve isenção em 2020, mas faltou à prova, teria que justificar a sua ausência para conseguir o benefício em 2021. E aí está o problema e a grande falha que nosso PL quer corrigir. Entre as justificativas aceitas, não há nenhuma que dê conta da realidade de que muitos faltaram com receio de aglomerações e com medo, bastante justificável, de contrair Covid-19. Este Projeto busca garantir este direito e fazer justiça a estes candidatos”, afirmou Marx Beltrão nesta segunda-feira (31).
O Exame Nacional do Ensino Médio é uma avaliação central para a educação brasileira. Além de avaliar, para os alunos e para os sistemas de ensino, o desempenho dos estudantes ao longo do ensino médio, é também elemento utilizado nas seleções de acesso à educação superior, em especial para os cursos de graduação das universidades federais. No entanto, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus e em virtude do receio de grande parte dos estudantes da aglomeração decorrente, o Enem 2020, que contou com 5,5 milhões de inscritos, registrou que mais de metade dos candidatos não foi fazer a prova. Foram mais de 2,8 milhões de inscritos que não compareceram no ano passado.
Para solicitar nova isenção em 2021, quem foi isento de taxa em 2020 e faltou ao local da avaliação teria que apresentar justificativa com base em motivos para o não comparecimento como caso de assalto ou roubo, acidente de trânsito, morte de familiar, maternidade ou paternidade, prisão, emergência médica ou odontológica ou trabalho, entre outras. Nenhuma das justificativas para a falta entre as aceitas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), organizador nacional do Enem, citava o caso de necessidade de não aglomeração por conta da Covid-19.
Agora, com o Projeto de Lei 1967/21, fica estabelecido por meio de legislação própria que o direito à isenção na taxa de inscrição do Enem é universal a quem esteja cursando a última série do ensino médio no ano de 2021, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública; ou a quem tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e que tenha renda per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e meio; ou, ainda, a quem declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) na condição de membro de unidade familiar.
Veja também
Últimas notícias

Colisão entre motocicletas deixa dois mortos em rodovia ligando Passo de Camaragibe e Matriz de Camaragibe

Bombeiros retomam buscas por criança desaparecida na praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu

Muher é presa por tráfico durante cumprimento de mandado em Palmeira

Entregador é morto por disparos de arma de fogo no Clima Bom, em Maceió
Homem é rendido por poulares e preso após tentar esfaquear vítima em Arapiraca

Homem embriagado põe fogo na própria casa após companheira fugir para não ser agredida em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
