Professores de escolas municipais aprendem a Língua Brasileira de Sinais
Curso de formação continuada em Arapiraca
O censo escolar realizado em Arapiraca em 2016 apontou 70 alunos surdos matriculados nas escolas municipais e mais de 800 com alguma deficiência ou transtorno.
Para melhorar a assistência para esses estudantes, a prefeitura promove curso de formação continuada em educação especial para professores e profissionais da rede municipal de ensino.
Sandra Cazuza é a supervisora de Educação Especial, especialista com formação em Letras. Ela disse que o número de alunos especiais é alto e os profissionais precisam ser preparados no sentido de como conduzir os trabalhos na sala de sala, melhorando assim a qualidade do ensino
Além da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o universo do surdo, a história da educação deles, bem como as filosofias educacionais e a introdução às práticas de compreensão e produção na língua específica dos deficientes auditivos constaram na introdução do curso.
A relação entre Libras e português, o bilinguismo, entre outros conceitos, também foram repassados pela orientadora Aparecida Célia Rodrigues Bezerra.
O curso que reúne 70 profissionais começou em maio e será concluído em 2018, sendo promovido pela secretaria municipal de Educação e Esportes, pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) e pelo Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez (Cas).